Apresentadas essas considerações, acompanhe o passo a passo para criar um Procedimento Operacional Padrão na sua organização:
Um POP é composto, principalmente, dos seguintes elementos:
conforme necessário. COMO E QUEM DEVE ELABORAR UM POP? de fácil percepção por parte do responsável do estabelecimento ou ainda por ação de auditores. desenvolvimento do procedimento, ele é o dono do processo.
POP – O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo e tem como objetivo padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução da atividade.
Os POP devem conter as instruções seqüenciais das operações e a freqüência de execução, especificando o nome, o cargo, e ou a função dos responsáveis pelas atividades. Devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável do estabelecimento.
4.
O chamado POP (sigla para Procedimento Operacional Padrão) é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Servindo para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.
Conheça os 4 POPs obrigatórios segundo a legislação Federal
De acordo com a RDC 216, serviços de alimentação devem implementar POP sobre os seguintes itens:
E quais são os tipos de POPS?
Os procedimentos operacionais padronizados (POPs) são procedimentos escritos de forma objetiva que estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na industrialização, armazenamento e transporte de alimentos.
No entanto, na hora de elaborar o POP, é necessário colocar as seguintes informações:
O Point of Presence, ou POP, é o local onde o ISP (Internet Service Provider) mantém o equipamento de telecomunicações necessário para permitir o acesso local dos seus clientes/utilizadores à Internet.
Existem centenas de peças com algum nível de raridade, já que a Funko já produziu cerca de 3 mil modelos de bonecos Pop!২৯ জুন, ২০১৬
Exigência do POP – Procedimento Operacional Padronizado Devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável do estabelecimento (não obrigatoriamente o responsável técnico). Os registros dos POPS devem ser mantidos por período mínimo de 30 (trinta) dias contados a partir da data de preparação dos alimentos.
POP: Os elaboradores devem escrever o título dos itens do Sumário em negrito e com letras maiúsculas, obedecendo a seguinte ordem: Objetivo; Campo de Aplicação; Responsabilidades; Definições; Referências; Siglas; Procedimentos; Alterações em relação à revisão anterior; Anexos; Folhas de Aprovação.
Esse documento é específico para cada empresa e deve ser revisto periodicamente. O objetivo do POP é padronizar a realização de um processo, minimizando os erros, desvios e variações.
Para isso, alguns itens são fundamentais.
Como escrever bons procedimentos
O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa.
Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se na pia; 2. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabão líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir quantidade recomendada pelo fabricante). 3. Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
Tipos de higienização
Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa. Esfregar o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando movimento circular e vice-versa. resíduos de sabão, no sentido dos dedos para os punhos.
Colocar nas mãos sabão de preferência líquido e hipoalergênico. Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos. Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção).
Os cinco momentos para higienização das mãos são:
Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.