É chamada de Zona costeira brasileira a faixa litorânea de mais de 8,5 mil quilômetros de extensão, que se estende do Norte (Cabo Orange, na foz do Rio Oiapoque) ao Sul do país (Chuí).
Suas áreas características são as falésias, recifes, arenitos e praias de areias monazíticas (mineral de cor marrom escura). É dominado pela Serra do Mar e tem a costa muito recortada, com várias baías e pequenas enseadas. O ecossistema mais importante dessa área é o das matas de restingas.
Bioma Mata Atlântica
Os principais ecossistemas costeiros do país são formados por costões e rochosos, lagunas costeiras, estuários (ambiente de transição entre os rios e o mar) e deltas (lugar onde um rio deságua), manguezais, praias arenosas, recifes de coral, restingas e dunas.
A zona costeira ou faixa litoral corresponde à zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa, dinâmica, mutável e sujeita a vários processos geológicos.
A Zona Costeira divide nosso litoral em quatro zonas distintas. São elas: o litoral amazônico, o litoral nordestino, a zona litorânea do Sudeste e o litoral sul. O litoral amazônico, costeira do Norte do Brasil, vai do rio Oiapoque ao delta do Parnaíba.
Entre a terra e o mar, a zona costeira é simplesmente a separação entre ecossistemas tão diversos, mas igualmente belos e abundantes em biodiversidade, em riqueza ecológica, numa combinação quase perfeita de fatores naturais de excelência.
Costões rochosos são ambientes costeiros que, como o próprio nome diz, estão localizados em rochas a beira mar. Eles existem por quase todo o litoral brasileiro: do Maranhão ao Rio Grande do Sul. São mais comuns em regiões onde existem serras próximas ao mar.
Algumas ilhas costeiras muito conhecidas abrigam capitais de estado como São Luís (MA), Vitória (ES) e a ilha de Santa Catarina, onde se situa a capital Florianópolis. Outras ilhas se destacam pelo turismo, como Itaparica, na Bahia; Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e São Sebastião, em São Paulo.
O território brasileiro possui mais de 7,3 mil quilômetros de litoral, que se estende do Amapá ao estado do Rio Grande do Sul. Essa extensa área, banhada pelo Oceano Atlântico, apresenta grande diversidade paisagística, como dunas, praias, ilhas, formações rochosas, etc.
Algumas capitais brasileiras estão ao lado do mar: Florianópolis, Vitória e São Luís são ilhas do oceano Atlântico. Salvador e Rio de Janeiro já foram capitais do Brasil. Recife e Fortaleza estão entre as dez maiores cidades e harmonizam praias com lugares históricos.
Oceano Atlântico
Os únicos países das Américas sem acesso ao mar são Bolívia e Paraguai.
Pacífico
Atlântico
A costa do Brasil é banhada pelo Oceano Atlântico. O Atlântico está conectado aos oceanos: Oceano Ártico (norte); Oceano Pacífico (sudoeste); Oceano Índico (sudeste); e Oceano Antártico (Sul).
Oceano Pacífico
OS CINCO: oceano Ártico, oceano Antártico, oceano Atlântico, oceano Pacífico e oceano Índico.
O planeta possui quatro oceanos diferentes, sendo eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Ártico.
No planeta são identificados cinco oceanos, apesar de todos possuírem ligações uns com os outros, são classificados como: oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.
Atualmente essa classificação foi modificada sendo os sete mares os oceanos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.
Pois, durante o auge comércio do Oriente, existiu a expressão “navegar os sete mares”, a qual se referia a “ir ao outro lado do planeta e voltar”. Inclusive, quem usava essa expressão, na verdade, queria afirmar que iria percorrer os mares de Banda, de Celebes, de Flores, de Java, do Sul da China, de Sulu e de Timor.
As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.
Resposta. Os mares, por serem menores e mais ligados aos continentes, apresentam uma menor distância entre o fundo e a sua superfície, já os oceanos são imensamente mais profundos.
O rio é uma corrente natural de água que flui continuamente. ... O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano.