120 dias
O tomate floresce e frutifica nas condições climáticas as mais variáveis e em países tropicais, como o Brasil, ocorre mais de uma safra por ano. O tomate se desenvolve bem em climas do tipo tropical de altitude, subtropical e temperado, permitindo seu cultivo nas diferentes regiões do globo.
três dias
Não há problema, existe uma forma muito simples de acelerar o amadurecimento dos tomates. Experimente embrulhar cada tomate numa folha de jornal e colocá-los lado a lado dentro de uma caixa à temperatura ambiente. Desta forma, os tomates amadurecem pela ação do próprio etileno que libertam.
Após uma semana na geladeira, eles começarão a perder o sabor. Remover os tomates verdes maiores do pé algumas semanas antes do frio começar pode ajudar os frutos a amadurecer mais rápido. Isso ocorre porque a planta passa a direcionar as energias para os tomates restantes.
É claro que também se pode colher tomates quando estão maduros; a fruta madura afunda-se na água. ... Por isso, pegue os tomates verdes maduros e deixe que o gás etileno continue o processo de maturação. O “como” colher o fruto do tomate é bastante elementar.
Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Gilmar Germano, um pé produz em média 70 tomates, ou seja, o tomateiro produzido na horta do aposentado produz 30% a mais que o normal. A boa produção pode ter sido influenciada pela qualidade do solo encontrada em muitas hortas caseiras.
Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.
Regas: Não molhe as folhas do tomateiro para evitar o aparecimento de fungos. Evite regá-los à noite pois a humidade pode despontar o aparecimento de fungos. Também não deve regá-los durante as horas de calor. Opte por fazer as suas regas no início da manhã.
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Em se tratando o tomateiro para mesa, recomenda-se a primeira adubação de cobertura 15 DAT na proporção de N:P:K igual 1:4:2 ou 1:5:2. Da segunda à quarta adubação de cobertura deve-se disponibilizar apenas N:K na relação de 1:1, entre 30 e 60 DAT.
Além do problema do ramo ladrão, temos duas outras questões importantes. A primeira é a adubação, precisamos adubar o pé de tomate antes dele florescer e também depois dele dar frutos, este último muito de nós esquecemos e isso faz com que o pé enfraqueça demais. Sempre após uma frutificação devemos adubar a planta.
Prefira semear o tomate nos meses mais quentes, porque as sementes não brotam em temperaturas menores de 15ºC. Quando as plantinhas estiverem com uns 10 cm, já podem ser transplantadas para o local definitivo, onde recebam pelo menos quatro horas de sol por dia, para evitar o surgimento de ácaros e fungos.
Sinta-o com os dedos para descobrir se ele está duro. Você precisa fornecer mais água às plantas se perceber algum destes sinais. Se houver água parada ou se o solo estiver molhado quando você afunda os dedos nele, permita que as plantas absorvam mais água antes de regar de novo. 2- Sinta as hastes dos tomateiros.
O Tomateiro dá-se bem quando plantado juntamente com aipo, couves e feijão. 10 – Para estimular o seu amadurecimento, devemos regar com regularidade, sem encharcar e podemos borrifar os frutos com água.
O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.
Além disso, a cultura do tomate é tolerante quanto ao tipo de solo, sendo bastante produtiva naqueles com características areno-argilosas. Os melhores resultados são obtidos a partir de solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica, com certa profundidade e com acidez controlada (pH entre 5,5 e 7).
3- Para cultivar o Tomate, o terreno deve ser profundo, solto, permeável, bem drenado, areno-argiloso e com pH entre 5,5 e 6,5. 4- O espaçamento entre plantas pode variar de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. 5- Mantenha o terreno sempre úmido. Irrigue as plantas a cada dois ou três dias.
O tomate gosta de locais bastante iluminados e, na medida em que a planta cresce, precisa de suporte para que os galhos não entortem e quebrem com o peso do fruto. Ela pode ser amarrada em pedaços de bambu ou pequenas estacas de madeira. Assim como as demais hortaliças, é preciso ficar atento na hora de regar.
lua crescente
Sul
A batata, em conjunto com o trigo e o arroz, é um dos três alimentos mais importantes e completos da roda dos alimentos, sendo uma ótima fonte de energia. Conheça as principais variedades de batatas e saiba como plantá-las.
Batata doce e mandioca tem duas opções para o plantio:
A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de Abril e Junho. Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos.