A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
As principais características que marcaram a revolução técnico-cientifico-informacional foram o surgimento de tecnologias que permitissem redes de comunicação globais, uma imprensa mundial conectada, a globalização e economias de livre mercado.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia. A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
Fases da Globalização 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial. 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. ... 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
Resposta. Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.
Globalização é uma palavra constante nos meios de comunicação. Para muitos historiadores, esse processo de interligação do mundo começou com a expansão comercial marítima européia dos séculos 15, 16, a chamada Era das Grandes Navegações. ... A solução era alargar a Europa por meio do comércio e da expansão marítima.
A Globalização é um processo de ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países. Está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo.