Precipitação• Ocorre quando a força gravitacional supera a força quemantém a umidade suspensa; então, a umidade atinge o solosob a forma líquida (chuva, chuvisco) ou sólida (granizo,sob a forma líquida (chuva, chuvisco) ou sólida (granizo,neve).
Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada, sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre. Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, ciclônicas ou convectivas.
De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais ...
granizo
As condensações superficiais, como o nome já diz, não se formam em alta Atmosfera, mas sim na superfície. É o ovalho e a geada. só sei da orvalho e a geada!
Vários tipos de condensação
As condensações superficiais, como o nome já diz, não se formam em alta Atmosfera, mas sim na superfície. É o ovalho e a geada. O Orvalho forma-se no final da noite, pois durante o dia, a superfície terrestre vai acumulando a radiação que recebe do Sol e vai perdendo para o espaço a mesma também.
A precipitação atmosférica não superficial ocorre quando a condensação acontece longe da superfície. O nevoeiro, o orvalho e a geada representam a precipitação superficial. A neve, o granizo e a chuva representam a precipitação não superficial.
Note-se que orvalho e geada não são formas de precipitação, porque eles não "caem" das nuvens, mas se desenvolvem no lugar, sobre superfícies expostas. Um fenômeno similar ocorre quando gotículas de água aparecem no lado externo de um copo com água gelada. ... Quanto mais alto, maior a concentração de vapor d'água no ar.
Formação da chuva A chuva faz parte do infinito ciclo da água da Terra. No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas.