Depois do fechamento, temos o after market. Ele começa 25 minutos depois do pregão regular e dura 35 minutos. Ou seja, num dia normal, essa fase termina às 18 horas.
Todos os dias, na abertura do mercado a vista, temos os leilões de pré-abertura, que consistem nos 15 minutos que antecedem a abertura do pregão. Então nesse período os investidores podem registrar suas ofertas de compra e venda de ações. Mas elas só serão negociadas efetivamente quando o pregão abrir.
O Leilão de Fechamento, como o próprio nome sugere, é um leilão de ações que ocorre no período final de negociação no mercado, mais especificamente nos últimos cinco minutos para o término do pregão. Na maior parte do ano, ele ocorre no período que compreende o horário das 16h55 até às 17h.
O preço de abertura é definido através de um sistema chamado de match-making, em que a bolsa estabelece o preço a partir do qual o ativo deve começar a ser negociado considerando as ofertas de compra e venda colocadas no livro de ordens no leilão de abertura.
Antes da abertura de fato do pregão da bolsa, ocorre uma pré-abertura, por 15 minutos. Da mesma maneira, após o fechamento do mercado, durante 5 minutos ocorre o leilão de fechamento, também chamado de call de fechamento.