A 60 mil pés de altitude (18 quilômetros acima do nível do mar, uma altura onde as turbulências são inexistentes), quando barulho dos motores não pudesse mais incomodar o planeta de tão alto (o estrondo sônico), atingia-se a velocidade de cruzeiro: Mach 2, ou 2500 km/h.
Quando voava à velocidade igual ao dobro da velocidade do som, o atrito com o ar aquecia a parte externa do Concorde e gerava uma dilatação de 25 cm no comprimento de avião. O compartimento dos passageiros era apoiado em rolamentos, e o avião se expandia em torno dos passageiros.
Quando um objeto ultrapassa a velocidade do som, dizemos que a barreia do som foi rompida. Os efeitos disso são ondas de choque e um intenso estrondo. Diz-se que a barreira do som foi rompida quando um objeto ultrapassa a velocidade do som no ar, que é de aproximadamente 1224 km/h (340 m/s).
Segundo a Reuters, a explosão aconteceu após o caça romper a barreira de som -termo quando a velocidade do som é ultrapassada- para restabelecer o contato de uma aeronave comercial, Embraer 145, que perdeu totalmente o controle de tráfego aéreo por alguns minutos, afirmou o Ministério da Defesa.
Já imaginou voar em uma aeronave que ultrapassa três vezes a velocidade do som? Pois foi com isso em mente que a Virgin Galactic e a Rolls-Royce anunciaram uma parceria para desenvolver um avião supersônico cuja promessa é atingir aproximadamente 3.
Afinal, de que velocidade estamos falando? Bem, a velocidade Mach 1.
(1) Relação entre a velocidade característica e a velocidade do som correspondente às condições de referência; (2) termo que expressa a relação de qualquer velocidade com a velocidade do som; o número Mach 1,00 é igual à velocidade do som, isto é, 1216 km/h ao nível do mar; quando a velocidade considerada for menor que ...
Quando um objeto se move a velocidades acima da velocidade do som, significa que está a uma velocidade acima de 1 Ma (1 235 km/h) ou Mach1. Se estiver a 2 Ma (2 470 km/h), Mach2 e assim sucessivamente. Velocidades superiores a 5 Ma (6 175 km/h) ou Mach5, são definidas como hipersônicas.
Em outras palavras, a velocidade Mach é quantas vezes o corpo atingiu a velocidade do som. Em geral usa-se a aproximação direta de condições como pressão ao nível do mar e temperatura ambiente (próxima dos 27 ºC ou 300 K) para determinar uma velocidade do som igual a 340 m/s (ou 765 mph = 1 224 km/h).
tabela de mach em quilómetros por hora