CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. A distinção fica mais clara pelo seguinte exemplo. ... Portanto, a quantidade de calor depende da massa do material, a temperatura não.
Em alguns mamíferos, como o ser humano, a transpiração ocorre na forma de suor sobre a pele, que além de eliminar o calor em excesso de dentro do corpo, ainda resfria a superfície ao entrar em contato com correntes de ar. ... O suor excessivo é denominado de hiperidrose.
Causas
O suor noturno é, muitas vezes, causado pelo corpo tentando regular a sua temperatura por meio da transpiração, já que no Brasil as noites são muito quentes. No entanto, a sudorese noturna também pode indicar alguns distúrbios, como a apneia do sono.
As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.
Algumas das principais causas de suor noturno incluem:
Esse fenômeno é muito comum à noite – conhecido como suor noturno- afetando cerca de uma em cada três mulheres grávidas. A explicação é que a mudança nos níveis hormonais pode aumentar o fluxo sanguíneo para a pele, fazendo com que você se sinta quente e corada.
No ciclo menstrual, os suores noturnos podem ocorrer durante o período pré-menstrual e durante a menstruação. Geralmente se manifestam por uma sensação muito breve de calor ou frio, por vezes acompanhada dos suores. Estes correspondem à fase do ciclo menstrual ou uma diminuição significativa nos níveis de estrogênio.
Alguns sintomas da TPM são: sensibilidade no seio, entumescimento, constipação ou diarreia, cólicas, retenção hídrica com ganho de peso, fadiga, alterações no humor (irritabilidade, depressão, choro, hipersensibilidade emocional), insônia, suor nas extremidades, tontura, desmaio, dor de cabeça, mudanças no apetite e no ...