Após cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos que precisam ser mastigados mas em pequenas quantidades ao longo de 6 refeições diárias. Nessa fase pode ser útil usar um pratinho de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição.
Dieta sólida Mas, afinal, quanto tempo depois da bariátrica posso comer churrasco? Geralmente, após um mês da realização da cirurgia bariátrica, quase todos os alimentos já foram introduzidos na alimentação diária. Por isso, o paciente já poderá consumir carnes, desde que pouco gordurosas.
Uma pessoa não operada ingere entre 300 g e 500 g por refeição. Em geral, a bariátrica é um procedimento seguro. A taxa de mortalidade fica entre 0,1% e 1%, de acordo com o tipo da cirurgia.
Por isso é extremamente recomentado uma dieta em que seja evitado o consumo de carboidratos simples como farinhas brancas (pão francês), geleia, arroz branco, pipoca, macarrão, refrigerantes e açúcares (açúcar, balas e doces) e, dar preferência aos carboidratos complexos como leite desnatado, lentilha, grão de bico e ...
Quais os riscos de não cumprir essas recomendações? Ricardo Araújo: Existem diversas crendices e mitos, como não comer carne de porco, ovo, presunto, coentro. Mas o que de fato é baseado em literatura é que mariscos são inflamatórios. Então, pedimos para não comê-los durante 60 dias após a cirurgia.
Pode sim. A carne suína ou bovina, os ovos e peixes contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização, porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada.
Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.
Pode comer carne de porco sim,desde que seja bem molinha e mastigando do lado oposto da extração. Se for uma cirurgia tranquila dá para trabalhar no mesmo dia sim, mas isto precisa ser avaliado com cautela.
4. Carnes gordurosas e carne bovina. A carne oferece aminoácidos que são necessários para a formação do colágeno, mas cortes bovinos muito gordurosos e a carne suína em geral têm um potencial inflamatório muito elevado, produzindo os mesmos efeitos de agravamento da lesão e favorecimento de uma supercicatrização.
Dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite. No dia seguinte, já é permitido o consumo alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo. Deve tomar água à vontade e evitar fazer movimentos de sucção.
Olá! O ovo, como fonte proteica, faz parte dos alimentos suaves para a digestão. Portanto, se a cirurgia estiver com a evolução dentro do esperado, não vejo um impedimento para o seu consumo.
Como fazer a limpeza corretamente de clorexidina 0,12% podem ser utilizados até 10 dias após a extração. Além disso, o uso de água oxigenada 10 volumes também pode ser indicado na higienização e no caso de pequenos sangramentos pós operatórios”, explica.
Escovar os dentes sempre depois de comer, mas evitando passar a escova no local onde estava o dente; Evitar fumar, pois os químicos do cigarro podem aumentar o risco de infecções na boca; Fazer bochechos suaves com água morna e sal 2 a 3 vezes por dia, após 12 horas da cirurgia, para eliminar o excesso de bactérias.
Nos casos de fratura longitudinal (quando vai da coroa até o final da raiz), por exemplo, podem levar à perda dentária. Já aquelas menores que conservam a maior parte da raiz tem grandes chances de serem tratadas com procedimentos de periodontia, endodontia e prótese.
Introdução: As espículas ósseas são remanescentes de exodontias, a presença dessas projeções se dá pelo fato de não ter sido usado corretamente o alveolótomo e lima para osso durante a alveoloplastia pós exodontias.
Pode lavar o cabelo normalmente, qualquer dúvida, estou a disposição. Pode sim. A cirurgia não restringe este tipo de atividade normal do cotidiano. O ideal é seguir a orientação do profissional que realizou a cirurgia.