A conscientização sobre a importância da vacina é um assunto bastante discutido atualmente. Elas atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Doenças como o Sarampo, Meningite, Coqueluche, Hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização.
O papel da vacina é criar essa defesa e garantir a saúde do indivíduo. Para isso, ela conta com os antígenos que causam a doença, enfraquecidos ou mortos, para estimular o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários.
Resposta: A vacinação é uma prevenção contra doenças, sem ela o número de pessoas doentes por várias doenças seria muito maior, ela deve ser obrigatoria para prevenir as crianças e jovens, que são os futuros adultos.
Conheça as doenças que podem ser prevenidas com a vacinação:
O Instituto produz as vacinas: DTP e Hib (também chamada vacina tetravalente: combinada contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae b); Hib (Haemophilus influenzae b); meningocócica A e C; pneumocócica 10-valente; febre amarela; poliomielite oral; poliomielite inativada; sarampo, caxumba e rubéola ( ...
Para que serve a vacina tetravalente e quando tomar. A vacina tetravalente, também conhecida como vacina tetra viral, é uma vacina que protege o organismo contra 4 doenças causadas por vírus: sarampo, caxumba, rubéola e catapora, que são doenças altamente contagiosas.
A vacina pentavalente é uma combinação de vacinas que previne 5 doenças: tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite causada pela Haemophilus influenza tipo B.
A vacina combinada de DTP e Hib é também chamada tetravalente, já que protege, ao mesmo tempo, contra difteria, tétano, pertussis (coqueluche) e infecções graves pelo Haemophilus influenzae tipo b.
A Vacina Influenza Tetravalente (Fragmentada, Inativada) é indicada para imunização ativa para a prevenção da influenza causada pelos subtipos A e B de vírus influenza contidos nesta vacina para indivíduos a partir de 24 meses de idade.
Na maioria dos casos, a vacinação é trivalente e contém duas cepas de influenza A e uma de duas cepas possíveis de influenza B. A vacina tetravalente contém ambas as cepas e, desta forma, reduz o risco de 50 por cento de uso da cepa B errada. Pesquisadores da Universidade de St.
Tetravalente – vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano, Coqueluche e Hemófilos. Pentavalente da Clínica Particular– vacina que oferece proteção contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilos e Poliomielite.
A reação mais comum no local da injeção após a administração da vacina em crianças e adultos foi dor. A reação sistêmica mais frequente em bebês e crianças (de 6 a 35 meses de idade) foi irritabilidade, enquanto mialgia foi a reação sistêmica mais comum reportada em crianças (3 a 8 anos de idade) e adultos.
O tempo de duração da reação da vacina é de 24 a 72 horas.
As reações adversas mais comuns que podem ocorrer com a administração da vacina pentavalente são dor, rubor, inchaço e enduração do local onde é aplicada a vacina e choro anormal.
A vacina pentavalente pode provocar algumas reações, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas após a aplicação. Na maioria das vezes são reações leves, que passam rápido e não deixam sequelas. As principais reações são febre, irritabilidade e dores locais.
Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.
Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.
Febre alta ocorre em menos de três crianças a cada mil vacinadas. Sonolência em 30% a 52,2% das crianças vacinadas. Tem início nas primeiras 24 horas e pode persistir por até 72 horas após.