O que temos de mais comum é a queimadura de primeiro grau, leve, em área extensa do corpo, que não costuma ser grave, mas que desencadeia uma resposta inflamatoria importante e piora de estado geral, que tem duração na maioria dos casos de dois a quatro dias.
Tratamento de Insolação Retirar o máximo de roupas possível. Se consciente, mantê-la em repouso e com a cabeça elevada. Oferecer bastante água fria ou outro tipo de líquido não alcoólico. Borrifar água delicadamente em todo o corpo da pessoa ou até mesmo fazer compressas de água fria na testa, axilas, pescoço e ...
Além disso, é importante passar creme hidratante ou loção pós-sol sobre o corpo e tomar banho com água fria, pois ajuda a regular a temperatura do corpo e diminuir os riscos relacionados com a insolação.
Os primeiros sintomas da insolação são dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental.
4 dicas para aliviar a queimadura do sol
O primeiro tipo penetra mais profundamente na pele, causando danos. A longo prazo, podem provocar envelhecimento precoce e doenças de pele, inclusive tumores. Já o segundo tipo é absorvido pela superfície do corpo, sendo mais intenso das 10h às 16h. Este é o maior responsável pelos sintomas das queimaduras.
Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias.
Pode ser de menos de 7 dias, no caso de uma lesão superficial, ou demorar muito mais no caso dos ferimentos mais profundos. Após a regeneração da área, lembre-se de sempre aplicar protetor solar para proteger a nova pele de manchas.
Porém, a linha entre bronzeado e queimado é tênue. “A pele bronzeada surge devido ao aumento da melanina em resposta à radiação solar, enquanto a pele queimada apresenta um aspecto avermelhado ou rosado, muitas vezes dolorido”, explica o Dr.
Os responsáveis pelas queimaduras são os raios ultravioletas, que são classificados em UVA e UVB. Basicamente, a diferença entre eles é que o UVA penetra na pele e o UVB, não. Quando o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando o eritema, nome técnico para a vermelhidão.
Saiba porquê É um dos métodos mais "criativos", à falta de melhor termo, sugeridos pela internet fora para o tratamento de queimaduras, mas só causa mais dor e pode agravar o estado da queimadura.
Melhores cremes e pomadas para queimadura solar
Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.
Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas, trocando sempre que a água aquecer; Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.
Usar a versão gelada do líquido ou gelo ajuda a parar a dor quase que instantaneamente. "Além disso, a água gelada já auxilia a lavar a queimadura, se ela estiver suja com alguma outra coisa, como óleo ou o pó do café que estava sendo preparado", explica.