A dica é fazer um “Bingo das Letras”: primeiro você escreve em folhas de papel diferentes “nomes” de frutas, animais e objetos que são conhecidos das crianças e de todos que estão participando da brincadeira. Cada um recebe uma dessas folhas.
Primeiro perguntar que letra é. Corrigir só depois de falarem, se necessário. Cada letra chamada deverá ser escrita no quadro pelo professor para visualização das crianças. Quem completar a cartela gritará “bingo” (se houver algum mimo deverá ser entregue neste momento).
Propor atividades de escrita com o nome de cada criança e dos colegas....Seqüência de atividades: lista de nomes da sala
Escrever o nome com uso de pregadores A criança deve estabelecer a relação entre as letras. Você tanto pode fazer uma ficha com as letras do nome da criança em bastão ou cursiva. Com massinha, ela deve tracejar o próprio nome.
Sugira que as crianças escrevam o nome a maneira delas, para acompanhar a foto. Algumas crianças podem dizer que não sabem escrever o nome ou pedir que você faça por elas. Apoie-as nesse momento e fale que podem escrever do melhor jeito.
“As atividades com a primeira letra do nome proporcionam também o auto conhecimento, fazendo com que a criança se descubra, perceba que ela, assim como seus amigos, têm uma identidade própria”, relata a professora Marcelle Lilk, do Maternal.
“Pois todos os povos andarão cada um no nome do seu deus. ... Muitas pessoas não sabem, mas o único Deus verdadeiro tem um nome, que é representado em português pelo tetragrama YHWH (יהוה, na grafia original), mais popularmente pronunciado como “Jeová”.
“A História serve para se entender o presente” – Prof. Ms. ... “A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo.
A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. ... Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.
Quem faz a história, de forma prática, é toda a coletividade juntamente com cada indivíduo que a integra, isto é; todas as pessoas ajudam a produzir a história, ainda que os mais notáveis e famosos sejam apenas determinados personagens históricos.