Pessoas normais demoram de um a dois dias para reequilibrar o organismo. Em pessoas com hipertensão, o processo de eliminação do excesso de sal demora de cinco a sete dias.
Refeições salgadas tendem a provocar o inchaço temido. "Quando há muito sódio flutuando ao redor do sangue, a água sai das células, causando inchaço", diz Enright. Níveis extremos de sódio, seguidos por níveis excessivos de líquido para equilibrá-lo, podem levar ao inchaço, principalmente na área da barriga.
Porque o álcool e o sal causam a retenção de líquido? A nutricionista explica que o sódio, encontrado principalmente no cloreto de sódio ou sal de mesa, quando é absorvido pelas células do corpo, tem a capacidade de carregar a água, e quando consumido em excesso provoca retenção de líquido.
Para evitar a retenção hídrica é preciso diminuir o consumo de sal, aumentar o consumo de potássio (encontrado em frutas e verduras) e beber muita água todos os dias. O potássio ajuda a controlar os níveis de sódio no corpo, e a água estimula a função renal e contribui para a eliminação de toxinas.
Para diminuir o inchaço, coma com mais frequência frutas, verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos. Além disso, chás, especialmente de boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquido.
Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem:
Como identificar a retenção de líquido?
Chás diuréticos: confira 8 chás que ajudam a desinchar
8 melhores chás para emagrecer e perder barriga
Existem ainda alguns remédios que podem ser utilizados para diminuir a quantidade de gases intestinais, como o Luftal ou as cápsulas de carvão vegetais ativado, mas nesse caso, é recomendado consultar um médico.
Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Esses barulhos podem aparecer enquanto a pessoa está acordada ou até mesmo durante o sono, além de poderem ser ou não escutados.