Ovos eclodem em 2 dias e, cerca de 5 dias depois, os alevinos já podem vir a receber alimento, como náuplios de artêmia, uma vez que já estarão nadando. Estes pequenos seres também estarão sobre proteção atenta dos pais, a qual pode ser mantida por até 2 meses – criadores costumam removê-los no primeiro mês.
Em torno de seis meses, as tilápias são abatidas com o peso entre 700g a 1kg, obtendo-se um ganho médio diário de peso de 5g. Os manejos no período de recria e engorda são determinantes para o sucesso da produção.
Os meses frios (maio a julho) são desaconselháveis para a reprodução. As tilápias estão hoje entre os peixes mais indicados para criações, está entre as espécies mais cultivadas no mundo. Podemos entender que a tilápia é um bom negócio para você que deseja entrar no mercado de criação de peixes.
Os peixes pegam oxigênio da água em vez do ar Na água, a quantidade desse elemento é bastante menor do que no ar. Por causa disso, ao longo de milhões de anos, as brânquias desenvolveram uma elevada capacidade de sugar o ar a partir do líquido e garantir a sobrevivência desses seres.
As brânquias só funcionam dentro da água. Quando o peixe é retirado de seu habitat, elas se grudam, não permitindo que o oxigênio passe pelo órgão. A poluição também dificulta a respiração do bicho, pois deixa rios e mares com pouco oxigênio.
Como solucionar: Alimente o peixe apenas uma ou duas vezes por dia. Adicione um pouco de ração na água e verifique o ímpeto do animal, por exemplo, na busca pelo alimento. Após alguns poucos minutos, ele já não terá o mesmo ímpeto e você já pode parar de alimentá-lo.
O resultado das análises indica que possivelmente os peixes morreram devido a falta de oxigênio dissolvido na água. Essa deficiência teria como base a alta temperatura da água - que provoca o aumento do metabolismo dos organismos e, ao mesmo tempo, provoca a diminuição na solubilidade dos gases.