As placas oclusais são dispositivos intraorais removíveis, geralmente confeccionados em resina acrílica, os quais recobrem, parcialmente ou totalmente, as superfícies incisais e oclusais dos dentes, alterando a oclusão do paciente, criando assim contatos oclusais estáveis e conseqüentemente um relacionamento maxilo- ...
O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
Seja em acrílico ou em poliéster, a placa para bruxismo precisa ser trocada a cada dois anos – o recomendado é a substituição anual do aparelho.
Como guardar a placa para bruxismo. O acrílico, o material utilizado na confecção da maioria das placas para bruxismo, precisa estar seco e guardado em espaço arejado quando não estiver em uso. Para isto, acondicioná-lo em pequenos ambientes plásticos perfurados é a melhor opção.
A parte mais importante no tratamento dos sinais e sintomas do bruxismo é o uso do aparelho miorrelaxante, um dispositivo que pode ser rígido (mais tradicional) ou macio (para casos mais específicos).
A ideia do aparelho para bruxismo é impossibilitar ou dificultar a movimentação excessiva e impedir o encaixe dos dentes. Dessa maneira, aos poucos, o corpo deixa de insistir na ação. Se o problema é apenas noturno, a placa pode ser usada só na hora de dormir.
Quando o paciente tem bruxismo e não tem sintomatologia dolorosa, podemos iniciar o tratamento ortodôntico, e realizar a placa ao final do tratamento, em conjunto com o aparelho de contenção.
Sim! O tratamento para a disfunção temporo mandibular (DTM) pode exigir o uso de aparelho fixo sim, mas também de placas miorrelaxantes e até mesmo cirurgias. Alguns casos requerem também atuação de outras áreas, como fisioterapia e fonoaudiologia.
Os dentes desalinhados são o sinal mais perceptível de que você precisa fazer um tratamento ortodôntico. Espaçamentos, mordida cruzada e dentes tortos valem a ida ao ortodontista.
O alinhamento dentário consiste em técnicas odontológicas que visam a deixar os dentes com uma aparência esteticamente agradável, corrigindo erros de obstrução, desvio da carga dentária e má oclusão (mordidas erradas).
Para saber se você precisa de aparelho, a resposta está na ponta da língua. “Boca saudável significa fechamento ideal”, diz o ortodontista Marcelo Kignel. Para isso, a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior.