Normalmente, a mordida fecha entre 6 e 12 meses”. Se o hábito for uma dependência emocional, a criança, logo que colocar o aparelho, vai substituir por outro, como fazer xixi na cama ou irritação. Nesses casos o dentista pode indicar a ajuda de uma terapia psicológica.
Entre 4 a 12 meses, os resultados já podem ser obtidos, com dentes alinhados e uma mordida ideal para cada paciente.
No entanto, a melhor alternativa para quem tem o mesmo problema é a cirurgia ortognática, que é oferecida pelo SUS (dependendo do caso) e cujo preço gira em torno de R$ 20 mil a R$ 30 mil na rede particular.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas e não a remoção completa.
O ideal é voltar no seu ortodontista para avaliação. Ele que pode dizer o momento certo de remover a contenção. Geralmente após tanto tempo, até por questões periodontais, o ideal é remover.
É algo fisiológico — após a retirada do aparelho, há uma tendência de movimentação dos dentes às posições anteriores. A recidiva é mais comum de ocorrer nos dentes incisivos inferiores. ... É preciso considerar ainda que as fibras dos dentes são elásticas, o que pode favorecer o desalinhamento após o tratamento.
Após retirar os bráquetes e os fios do aparelho fixo, é necessário fazer um molde no consultório para que o dentista, a partir do modelo de gesso que é a réplica dos dentes, prepare e confeccione o aparelho de contenção.
No geral, o aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dos dentes, organizando assim as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.