O gás que é adicionado ao refrigerante é o gás carbônico (CO2). Quando esse gás dissolve-se na água (carbonatação), ele forma uma substância de fórmula H2CO3, o ácido carbônico. Vale ressaltar que a adição do CO2 na água ocorre com certa pressão, o que favorece sua dissolução.
O nome tubaína teria sido dado por seu filho, Thales de Andrade, professor escritor e um dos pioneiros da literatura infantil brasileira, falecido em 1997. Uma segunda versão afirma que o refrigerante foi criado com o nome "Etubaína" na fábrica de refrigerantes Orlando, na década de 1930, também em Piracicaba.
Brasil Kirin
Refrigerante Itubaína Tutti Frutti 2 Litros
Asa Griggs Candler
1965, New Bern, Carolina do Norte, EUA
Pepsi: um termo médico para “indigestão” Três anos depois, Bradham decidiu renomear sua bebida - que, para ele, auxiliava no processo de digestão - para Pepsi-Cola, tirado da palavra “dispepsia”, que significa… Indigestão.
O logotipo se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike. ... Sete anos depois, o nome passou a ser grafado em letras maiúsculas.
Zara: Significa “flor que floresce”. É a versão inglesa de Zaïre, nome criado pelo escritor e filósofo francês Voltaire para uma peça de mesmo nome que conta a história de uma mulher cristã escravizada pelos muçulmanos. Provavelmente o nome surgiu a partir do árabe Zahrah, que significa “flor que floresce”.
A PepsiCo afirma que a decisão de sair da região “foi tomada com o objetivo de administrar eficientemente nossas operações em todo o Brasil e posicionar a empresa para um crescimento de longo prazo, independente da recente mudança no regime tributário”. ...
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”.