40 dias
A rúcula se desenvolve melhor entre o outono e a primavera. O sol da manhã é o mais indicado e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. É preciso regar a terra diariamente, uma vez pela manhã e a outra no final da tarde. Após um mês de plantada, já terá sua rúcula prontinha pra saladas.
Como preparar o vaso Sua rúcula vai precisar de uma terra vegetal rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Prepare um substrato adequado ou aproveite nosso Mix de Plantio orgânico. É importante utilizar um vaso com furos ou sistema de drenagem.
4 PRÁTICAS PARA GARANTIR A PRODUTIVIDADE NO CULTIVO DE RÚCULA HIDROPÔNICA
A rúcula é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil via hidroponia. Entretanto, além da aplicação de uma solução nutritiva adequada à cultura, torna-se imprescindível o conhecimento e o controle das variáveis intrínsecas ao manejo da solução nutritiva.
Atualmente, a alface é a espécie mais cultivada, mas também pode-se plantar couve, melão, rúcula, brócolis, berinjela, tomate, arroz, morango, feijão-vagem, salsa, repolho, agrião, trigo, pepino, pimentão, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores e plantas ornamentais.
Em geladeira, mantenha a hortaliça em saco de plástico próprio para alimentos ou vasilha tampada de vidro ou de plástico. Hortaliças comercializadas com raízes devem ser mantidas com as raízes, em geladeira até o consumo. Umedeça as raízes para aumentar a durabilidade das hortaliças.
Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou em saco plástico. Mais um truque de restaurante: algumas folhas de papel-toalha secas, entre as camadas de verdes, ajuda a manter o frescor. O papel absorve qualquer umidade e mantém as folhas secas.
Depois de secas, forre um recipiente com papel toalha e vá espalhando as folhas, sem sobrepô-las. Coloque mais uma camada de papel toalha e mais uma camada de folhas e assim por diante. Ao final da última camada de folhas, coloque mais uma de papel e tampe o pote. Guarde na geladeira.
A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.
Forre um lado do saco para alimentos (famoso zip) com umas 3 camadas de papel toalha e coloque por cima as folhas, retire todo o ar que conseguir e mantenha na geladeira na parte de guardar frutas e verduras. Pronto! Alface limpo, picado e crocante por muito mais tempo.
Como conservar a alface fresca por mais tempo
Existem duas formas de conservar o coentro na geladeira Para secar o coentro, use algumas folhas de papel toalha ou coloque-o em uma centrífuga para garantir que as folhas fiquem completamente secas. Depois é só colocar o tempero em um saco de zíper - para que ele não entre em contato com o ar - e levar à geladeira.
Coloque o cheiro verde e cubra novamente com o papel toalha para conservar a umidade. Leve-os para a geladeira. Desta forma, você terá o cheiro-verde fresquinho por, pelo menos, uma semana. Vale lembrar que a mesma dica também é válida para folhas de alface, agrião ou qualquer outra hortaliça.
O papel-toalha evita que ele fique viscoso ou úmido na geladeira. Coloque o pimentão picado em um recipiente hermético ou em uma saco com fecho zip. Ainda assim, deixe-o embrulhado em papel-toalha. O recipiente deve ficar completamente fechado.
Temperos em pó ou secos Para eles, nada de geladeira! O armazenamento é bem fácil, basta guardar em recipientes de vidro, longe da umidade e do calor excessivo. Uma ótima dica é reaproveitar embalagens como as de requeijão para guardar seus temperos.
Então adicione a outra metade do alho, o maço de cheiro verde e o sal e bata. Conserve em um recipiente de vidro da mesma maneira que o tempero anterior. Esse creme temperado dura até 2 semanas na geladeira, mas pode ser congelado para ficar conservado por até 3 meses.
São os que passaram por desidratação, como manjericão em pó, orégano, salsa desidratada, cardamomo, pimenta do reino, alecrim, colorau e cominho. Esse temperos podem ser armazenados dentro de potinhos de vidro e guardados dentro da geladeira. De acordo com Aline, deixá-los expostos ao ar pode fazer com que estraguem.
Cada tipo merece um cuidado especial. Temperos secos e especiarias: Mantenha-os em potes de vidro bem vedados e não se esqueça de etiquetar tudo com o nome e os prazos de validade. ... Temperos frescos e ervas: “A maior parte das pessoas usa a geladeira para conservar os temperos frescos”, comenta Adipe Neto.
Guarde em uma gaveta ou armário fechado. Além disso, deixe-os longe do fogão, o calor prejudica a coloração e o aroma. Dica 5: use potes de vidro individuais para guardar os temperos e lembre-se de colocar a data de validade da embalagem no pote.
Especiarias devem ser guardadas em local escuro, longe da umidade, do calor excessivo e em vidro ou pote bem fechado. O erro mais comum é o armazenamento das especiarias perto do fogão.
A melhor forma de armazenar esse tempero é mantendo-o sempre em ambiente seco. Ou seja, abandone o hábito de guardar o sal na geladeira – a umidade pode comprometer a qualidade do produto. A dica do chef é, antes de armazenar, despejar todo o pacote em uma forma e levar ao forno para que ele seja levemente torrado.
Como falado anteriormente, o sal praticamente não estraga. O que pode acontecer é por causa da umidade do local, o sal ficar úmido e grudento. Mas não quer dizer que ele estará ruim. Ele pode até mudar um pouco de cor, é normal acontecer isso.
E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.
Um truque clássico para remover a umidade do sal com eficiência é o arroz. Por conter muito amido, o arroz acaba sugando toda a água e impedindo a umidificação. Para isso, coloque algumas colheres de arroz no seu saleiro - pode deixar os grãos lá por muito tempo, que o seu sal nunca ficará úmido.