Abaixo segue uma lista com o tempo de decomposição de cada material....Estratégias de ensino-aprendizagem.
Vemos que a decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos – muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico.
– Tecido sintético: 100 a 300 anos. – Toalha de Papel: 2-4 semanas. * O tempo de decomposição dos materiais pode variar de acordo com a situação do ambiente onde se encontram.
100 anos
O tempo de decomposição do lixo vai depender do produto analisado. O plástico, por exemplo, leva em média 400 anos enquanto o papel demora de 3 a 6 meses. O tempo de decomposição do lixo no meio ambiente varia de acordo com o produto que está sendo analisado.
3 anos
De acordo com o especialista, absorventes usados por muito tempo podem servir de porta de entrada para agentes infecciosos causadores de doenças graves, como é o caso da SCT.
3 anos
De acordo com Mariana Betioli, CEO da empresa criadora do produto, o coletor é uma revolução na maneira de lidar com a menstruação, onde se coleta o sangue menstrual deixando o canal vaginal livre, e pode ser usado durante a relação sexual sem gerar desconforto", diz Mariana.
O coletor, quando usado corretamente, fica imperceptível no corpo da mulher. Para colocá-lo, a mulher deve dobrar o produto da maneira que preferir e inserir na vagina. Ele pode ser usado na hora de fazer xixi e deve ser esvaziado de 2 a 4 vezes ao dia.
O uso deve ser avaliado pelo ginecologista nos casos de mulheres que não tiveram relação sexual ou acabaram de ter filhos. “Apesar do coletor ficar na entrada da vagina, ele poderá machucar o hímen e rompê-lo”, afirma Milena.
Os coletores podem ser utilizados para nadar ou durante o banho (de chuveiro ou banheira) sem qualquer inconveniente. Eles oferecem discrição e proteção às usuárias mesmo durante atividades na água.
Sua única restrição de uso vale para quem ainda não teve relações sexuais, pois o hímen pode se romper na hora de introduzir ou retirar o copinho, e para as puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 40 dias). “Não existe um tipo de absorvente que seja universalmente melhor para todas as mulheres.
POSSO DORMIR COM ELE? Pode sim! Desde que o tempo máximo de uso, que são 12 horas, seja respeitado. E, ao contrário do que muita gente imagina, o sangue não volta pelo canal e chega ao útero, ele fica armazenado no coletor até a retirada do mesmo.
Para ter a certeza que o coletor menstrual pegou vácuo e está bem encaixadinho você pode fazer um pequeno teste. Puxe o copinho para baixo e verifique se ele apresentou algum tipo de resistência ao sair, caso a resposta seja sim, é sinal que o vácuo foi formado e o coletor está aberto corretamente.
É normal se sentir nervosa ao usar um coletor menstrual pela primeira vez. No entanto, o nervosismo pode causar tensão nos músculos vaginais, o que, por sua vez, dificulta a inserção do copinho, orienta a marca OrganiCup, em seu site.
Não dá para sentir o coletor dentro de você Se posicionado de forma correta, você não vai sentir MESMO a presença do coletor menstrual. Agora, assim como o absorvente interno, se ele for colocado de forma errada, pode acabar até machucando.
Muitas meninas nos procuram desesperadas, pedindo dicas e motivos pelos quais seus copinhos possam estar vazando. A única resposta simples e rápida que podemos te dar, é: Não se preocupe, mana! É normal ocorrerem vazamentos no período de adaptação do coletor menstrual (que podem durar até 3 ciclos).
O VÁCUO ESTÁ FORTE DEMAIS Neste caso o coletor parecerá ligeiramente murcho. E sim, você adivinhou, ele vai vazar! Mas a boa notícia é que é possível regular o vácuo. Insira um dedo no canal vaginal ao lado do coletor menstrual e pressione gentilmente a parede vaginal em direção oposta ao coletor.
Por mais que o copinho suba e você tenha dificuldade em encontrar a pontinha, não tem como o coletor “se perder” dentro de você. Se ele subir um pouco além da conta, basta fazer força para empurrá-lo para fora até seus dedos alcançarem o puxador e você conseguir removê-lo. Não se desespere. Respire e empurre com força.
Para utilizar o aplicador de coletores basta lavá-lo com água fervendo, utilizando sabão neutro ou íntimo. Então, você precisará fazer a dobra “em C” para encaixá-lo. Fazendo isso, irá introduzi-lo no seu canal vaginal, fazendo o movimento como se fosse uma seringa.
Como usar o coletor menstrual - um guia completo em 12 passos
O absorvente deve ser posicionado de modo a ficar diretamente sob a vagina e não deve ficar muito para a frente ou para trás....Escolha o absorvente de acordo com a absorção, formato e cobertura.
Ferva o seu coletor por 10 minutos. Lembre-se de colocar água o suficiente para o coletor não tocar o fundo da panela e queimar. Durante o ciclo menstrual não há necessidade de esterilizar o seu coletor entre os usos.
PANELINHA NO FOGÃO Em uma panela esmaltada, coloque quantidade suficiente de água para cobrir o seu coletor durante toda a fervura, de forma que ele não fique encostado no fundo e queime. Insira o coletor na panela depois que a água estiver fervendo, conte 5 minutos e pronto!
Lave seu coletor com água e sabão neutro de duas a três vezes ao dia ou toda vez que você for esvaziar. Certifique-se de que o coletor foi bem enxaguado para que não cause nenhuma irritação no canal vaginal. No final de cada período menstrual recomendamos fervê-lo de 5 a 8 min.
Lave o coletor menstrual com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Enxague-o bem. Ao final de cada ciclo, recomendamos fervê-lo por 5 minutos. Não se deve usar panelas de alumíno, nem de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone.