A mente de todo gestor está sempre trabalhando para construir algum tipo de vantagem competitiva que vá destacar sua empresa da concorrência efetivamente e, portanto, buscando descobrir como diferenciar seus produtos ou serviços de outros semelhantes do mercado.
Dita de outra forma, é a capacidade de um negócio de criar maior valor econômico que a concorrência, ou seja, de influenciar na relação que o seu cliente faz entre os custos do seu produto e os benefícios ganhos ao comprá-lo.
A Vittude é referência em Psicologia Online no Brasil, tendo sido pioneira nos estudos e debates junto aos conselhos de classe. Nossa equipe atuou no desenvolvimento de Consultório Virtual exclusivo para atendimentos de saúde. E por que isso é importante? Por conta do sigilo e privacidade exigidos neste tipo de atendimento. Fazer terapia através de plataformas abertas como Skype, Whatsapp, Facetime entre outras não assegura totalmente a segurança das informações trocadas durante a sessão. O Consultório Virtual Vittude foi desenvolvido com o que há de mais moderno na Telemedicina Mundial, atende a protocolos internacionais de segurança como HIPAA e HITECH
A computação em nuvem, como é chamada por aqui, é um grande exemplo de como a tecnologia pode proporcionar uma vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas. A partir da computação em nuvem, todos os itens citados anteriormente podem estar à disposição da sua empresa com os custos mais baixos.
Isso graças ao auxílio de novas tecnologias, que têm possibilitado que as micro e pequenas empresas consigam atuar em novos nichos, atingindo seus clientes em potencial e tornando o empreendimento mais rentável e sólido.
Apesar de hoje em dia muitos clientes não considerarem exclusivamente o valor final do produto/serviço na hora de fazer uma compra ou contratação, este ainda é um determinante que pode ser uma vantagem dentro do mercado. Oferecer um produto de qualidade a um valor menor com certeza atrai mais clientes interessados.
Claro que reduzir seu público-alvo e buscar a entrega de um produto com alto nível de especialização requer um estudo bem conduzido do mercado e das tendências. Errar na escolha é uma possibilidade, mas a recompensa para quem acerta é muito alta.
No longo prazo, o efeito é ainda melhor: a marca que se firma como autoridade no seu nicho, vê as vendas escalarem meteoricamente e passa a gastar menos dinheiro para conseguir novos clientes porque retém consumidores fiéis.
Para além de negociar com fornecedores e buscar preços mais competitivos, podemos também enxergar a eficiência operacional como uma carta na manga para reduzir custos e trazer uma vantagem competitiva. Por isso, identifique áreas onde os custos podem ser otimizados e implemente processos mais eficientes. Uma boa dica é rever seus processos documentais e entender como uma ferramenta de assinatura eletrônica, por exemplo, pode automatizar processos e reduzir custos com papel, transporte e mais.
Claro que a Pepsi também tem um grande mercado e, mesmo consumidores frequentes da Cola-Cola, compram de outras marcas, mas a qualidade associada à diferenciação atingida pela pioneira chega a se estender para seus demais produtos.
No cenário corporativo, a tecnologia tem tido um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas. Assim, com um leque amplo de recursos de TI à disposição, o já empresário, ou mesmo aquele que deseja empreender, tem mais chances de ver o seu negócio prosperar.
A empresa conta com cinco centrais de atendimento especializadas em nichos divididos de acordo com perfis de clientes e representantes e com profissionais com alto nível de conhecimento sobre os produtos assessorando desde seus consultores de beleza até o consumidor final.
Entretanto, é uma circunstância em que há privilégios por motivos diversos. Por sua vez, o termo competitivo se trata do fator que compete, ou seja, que participa e que por vezes até mesmo encerra uma competição.
Um dos primeiros pontos que deve ser analisado é o perfil e a performance dos concorrentes, pois é necessário entender o que as outras empresas do seu segmento estão fazendo. Dessa forma, é possível ter clareza sobre quais são as vantagens competitivas da concorrência para, então, pensar na sua própria definição e como criar um diferencial.
Este é o momento de focar em todas as informações que você já coletou sobre seu público, enriquecendo o seu conhecimento referente aos produtos e serviços, e tornando possível a criação de estratégias que funcionem.
Esse tipo de vantagem é a que mais tem potencial para aumentar o valor econômico daquilo que é oferecido pela marca, pois seu enfoque está em diminuir o custo do produto, claro que sem abrir mão de entregar os benefícios procurados pelo consumidor.
Além disso, você também pode investir em treinamentos e qualificações, melhorando as habilidades dos colaboradores e também fazendo com que eles saem de suas zonas de conforto e possam se desafiar e aṕrender novas técnicas.
Basicamente, a diferenciação significa ser o melhor entre os concorrentes. Mas, isso também quer dizer que você pode elevar seus preços. Uma vez que se tem o produto ou serviço mais tecnológico, mais avançado, com mais benefícios, o seu público estará disposto a pagar mais por esses diferenciais.
5 formas de criar vantagem competitiva para você se destacar no mercado
Segundo Porter, vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios.
O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.
Diante da análise realizada, constatou-se que a logística reversa proporciona mais vantagens do que desvantagens, principalmente sobre a redução de custos de fabricação, especialmente com aquisição de matérias-primas, pois a empresa recupera valor sobre o produto capturado através do retorno do fluxo logístico.
A logística reversa apresenta diversos pontos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, já que promove uma consciência sustentável, além do consumo responsável (no caso da pós-consumo). Existem ainda benefícios para as empresas que buscam o lucro.
O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do processo produtivo e devolve-os para reaproveitamento. ... A logística reversa já faz parte do planejamento estratégico de muitas empresas quanto à imagem das suas marcas perante o público e o mercado.
A logística reversa planeja o controle dos itens após consumo e ou em função de avarias com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela logística. Impactos como o descarte de produtos pós-uso descartados na natureza, o aterro de matérias pesados, entre outros.
A logística reversa é o processo de retorno de mercadorias (ou documentos), que ocorre quando é solicitada a troca ou a devolução de um item recebido. Seja qual for o motivo, a Logística Reversa dos Correios é a solução ideal (fácil, prática e confiável) para devolução de documentos e mercadorias.
Logística reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais, além da preservação ambiental.
A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.