3 dias
A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! ... Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!
Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.
A carne escurecida também chamada de dark cutting beef, é uma carne com uma aparência escura anormal. Uma característica dessa carne é o seu pH alto, que é resultante da baixa quantidade de glicogênio presente no músculo do animal por ocasião do abate. ... No músculo vivo o pH está ao redor de 7.
Para saber exatamente quantas bactérias há nos alimentos que ficam até 3 horas fora da geladeira, o programa levou algumas amostras de arroz, feijão, frango e carne para análise em laboratório. Essa contagem só é possível após dois dias, que é o tempo necessário para os micro-organismos serem vistos a olho nu.
O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente. Então não se esqueça destes dois conselhos: Acabou de comprar uma peça de carne e não vai usar, congele imediatamente para evitar que estrague.
Carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas. O molho deve ficar à parte no caso de peças inteiras assadas. Almôndegas podem ser congeladas fritas, com ou sem molho. Bifes à milanesa podem ir para o congelador empanados e serem descongelados direto na fritura ou no forno.
“Carne congelada duas vezes estraga” é mito, mas é preciso seguir UM jeito certo de fazer. Quem cozinha sabe que a regra número 1 para trabalhar com carnes congeladas é: uma vez que a peça foi tirada do freezer e desgelou, ela não pode ser congelada novamente, ou irá estragar.
Segundo Tina, sim, mas a carne não poderá ser congelada ou mesmo refrigerada novamente depois isso, deverá ir direto para a panela. O modo seguro de fazer isso é mantendo o alimento envolto pela embalagem plástica e trocando a água – que deve ser fria – a cada 30 minutos, até que a carne esteja descongelada.
Se voltar a congelar, vão ocorrer mais rompimentos e ficará ainda mais seco e insípido. Segundo, porque ao descongelar algumas bactérias patogênicas podem se reproduzir mais rapidamente e atuar com mais voracidade quando encontrarem esses tecidos já rompidos. Por isso se recomenda cozinhar imediatamente.
Água fria – nunca morna ou quente ― descongela carnes e aves rapidamente. Coloque a carne inteiramente submersa em um recipiente com água fria, trocando a água a cada meia hora. Outra opção é deixá-la sob água fria corrente, diz Blakeslee. “O método da água fria é mais rápido” que o da geladeira, afirma ela.
As bactérias presentes na carne se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente e para não deixar isso acontecer, é importante manter a carne num ambiente refrigerado. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o descongelamento de alimentos deve ser feito em uma temperatura inferior a 5ºC.
Um banho de água quente faz o serviço em menos de dez minutos, tão rápido que a qualidade da carne nem fica comprometida. ... O fato é que podemos descongelar bifes congelados ou pedaços grossos de carne em menos de dez minutos, sem comprometer a qualidade e com o mínimo de esforço. Só com água quente.
Feche a porta e pressione a tecla “Ligar/+30seg” para dar continuidade ao descongelamento. As porções do descongelamento serão mostradas no visor em gramas. A espessura e o tamanho do alimento irão influenciar no resultado final do descongelamento. Não sobreponha os alimentos.
Como descongelar alimentos com microondas Brastemp
É o botão “descongelar”, que descongela frango ou carne. Basta colocar a carne no micro-ondas, apertar o botão e esperar o aparelho executar a tarefa. É bom que você fique observando o alimento, pois dependendo do tipo e da quantidade de carne, ela pode descongelar mais rápido e começar a cozinhar.
É o que diz este especialista em alimentos, que afirma haver apenas uma maneira segura de descongelar carnes, e definitivamente não é o micro-ondas. ... O melhor método consiste em colocar os alimentos em um plástico, lacrá-lo e aquecê-lo usando água fria diretamente da torneira (porque a água é bastante condutora).
Separe 3 minutos para descongelar cada 450 g de carne e use o micro-ondas com 50% de potência, não 100%, para evitar que ela comece a cozinhar. Alguns micro-ondas têm opções específicas para descongelar carne.
Carnes – 1 toque na tecla DESCONGELAR. Aves – 2 toques na tecla DESCONGELAR.
Como descongelar carne rápido
Coloque a carne ou ave por alguns minutos no micro-ondas para descongelar parcialmente. Isso diminui o tempo de cozimento na panela de pressão e permite que a carne cozinhe de forma homogênea.
Carne moída Com o fogo baixo, você coloca a carne - direto do freezer mesmo - numa panela e a mantenha tampada. A medida que a carne for soltando a água e esta for secando, precisaremos voltar a hidratar essa carne. Dessa forma, vá colocando água nas laterais da panela, nunca em cima da carne. E tampe de novo!
( ) A carne está congelada? Tudo bem! É só descongelar no micro-ondas e churrasco salvo! ... Outra dica: não coloque coisas geladas para temperar a carne (como cerveja ou refrigerantes e vinhos), pois isso faz as fibras dela encolherem, deixando a carne mais dura.
A carne bovina, diferentemente do frango, ovinos e suínos, perde muito suco no descongelamento, portanto prefira a carne resfriada.
Uma boa dica é não salgar demais a peça porque ela vai ficar bastante tempo dentro da geladeira, então, a dica é temperar com pouco sal, alho, pimenta do reino e ervas. Se a sua geladeira tem uma potência maior, ela provavelmente vai durar, embalada em vasilhas de vidro fechadas hermeticamente, cerca de 4 dias.
Como amaciar carnes para churrasco?