Além de fatores sociodemográficos (sexo, idade, classe social), os estudos indicam associação do uso de drogas com: envolvimento parental ou familiar em consumo de álcool ou drogas, não ser criado por ambos os pais, baixa percepção de apoio paterno e materno, ausência de prática religiosa, menor freqüência na prática ...
Dicas de prevenção às drogas
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ ...
As más companhias, as decepções, a frustração para lidar com as perdas, timidez, falta de informação, desentendimento entre os pais são alguns motivos que podem facilitar para o uso das drogas. A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas.
Assim, o uso ou o abuso de substâncias psicoativas, sejam estas lícitas ou ilícitas, provocam alterações que podem prejudicar a saúde e causar dependência e destruição tanto no terreno físico quanto nos aspectos psicológicos e sociais da vida do indivíduo e de seus familiares.
Mostro, agora, os números mais relevantes.
Conheça os principais tipos de drogas consumidas no Brasil