As crises econômicas acabavam sendo constantes na região, e nada fazia o Governo intervir e dar suporte. O preço do açúcar estagnava, a crise econômica aumentava e a insatisfação crescia. Sob todos estes problemas, o poder em Pernambuco se rebelou contra o Império.
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.
Resposta: As principais características desta constituição são: O governo era uma monarquia unitária e hereditária: A existência de 4 poderes: o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Poder Moderador, este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador; & por fim o Estado adotava o catolicismo como religião ...
Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.
Luís Alves de Lima e Silva
Os Maiores Líderes que já Existiram
Estrategistas famosos da história
Resposta. Os principais líderes do movimento foram Manuel de Carvalho Pais de Andrade, Frei Caneca, Antônio Parreiras e Francisco Pais Barreto.
Não resistindo ao enfraquecimento interno do movimento e a dura reação imperial, a Confederação do Equador teve seu fim. Dezesseis envolvidos foram acusados e executados pelas instituições judiciárias do Império. Entre eles, Frei Caneca teve como pena a morte por fuzilamento.
Lider da confederação do equador condenado a morte pelo governo portugues a)frei caneca.
A Confederação do Equador (1824) foi um movimento revolucionário e emancipacionista de cunho republicano e separatista entre os monarquistas e os liberais.
Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil. ... O movimento é considerado um desdobramento da Revolução Pernambucana de 1817.
1824
A Confederação do Equador se formou quando aos pernambucanos se juntaram as províncias do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A participação do Ceará na Confederação do Equador devesse a dois aspectos; primeira a subordinação da capitania do Ceará a capitania de Pernambuco que durou de 1656 á 1799, e outro aspecto foi a influência da família Alencar na região do Cariri.
Luís Alves de Lima e Silva
A Confederação do Equador (1824), revolta da província de Pernambuco, terminou com a ofensiva militar terrestre e naval das tropas imperiais de Dom Pedro I, comandada pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva e o Lord Cochrane. ... Um dos maiores líderes da Confederação do Equador, Frei Caneca, foi condenado à morte.
A Confederação do Equador foi um movimento político e revolucionário ocorrido na região Nordeste do Brasil em 1824. O movimento teve caráter emancipacionista e republicano. ... Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
Resposta. As duas guerras ocorreram durante o governo do Imperador Dom Pedro I. ... O Brasil conseguiu vencer os conflitos da Confederação do Equador, em Pernambuco, entretanto, perdeu a Guerra da Cisplatina, resultando na formação do país Uruguai.
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.
O resultado dessa negociação foi a assinatura da Convenção Preliminar de Paz em 27 de agosto de 1828. Nesse momento, o Brasil assinou o fim das suas pretensões territoriais sobre a Cisplatina e aceitou a derrota militar.
Uruguai
No caso temos que a guerra das cisplatina foi causada pelos rebeldes que queriam a ruptura definitiva com o Brasil. Terminou na emancipação do Brasil e hoje se chama República oriental do Uruguai. Importante notar que o referido conflito aconteceu no tempo do Brasil imperial tendo grande importância histórica.
A palavra cisplatina significa «para aquém do rio da Prata» (entre a Argentina e o Uruguai). É uma palavra que apresenta o prefixo cis- («aquém, da parte de cá de»). A região que fica «além do rio da Prata» chama-se transplatina.
A cisplatina é um remédio antineoplásico de administração intravenosa que atua interferindo com a multiplicação celular, sendo, por isso, muito utilizado no tratamento de vários tipos de tumor. A cisplatina não pode ser comprada na farmácia, pois deve ser administrada no hospital por um médico ou enfermeiro.