Quanto às relações de subordinação, Perini (2005) propõe uma análise coerente à prática. Semelhante à análise tradicional, o autor compreende que a oração subordinada é aquela que não possui autonomia gramatical, funcionando. como parte de outra.
“A subordinação é apresentada como relação de dependência necessária e pessoal do trabalhador na execução do contrato, desprezando-se, assim, que o fundamento da subordinação se dá pela noção de propriedade, pois somente o proprietário gozará do poder de direção.
Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.
Foi anunciado que Pedro é o vencedor do concurso. Todos temos esperança de que a humanidade pare de destruir o planeta. O bom é que ela sempre foi bem comportada.
Resposta: Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.