Exames. Os exames de sangue são os principais aliados no diagnóstico da resistência insulínica. A dosagem de glicose de jejum, insulina de jejum e o cálculo do marcador chamado de HOMA-IR fazem com que o diagnóstico seja relativamente simples.
Você irá usar um instrumento chamado lanceta para obter uma gota do seu sangue. Esta gota é colocada em uma pequena fita que é inserida dentro do glicosímetro. O glicosímetro mostra então um número (medida) que informa o nível do seu açúcar no sangue.
No Provet, o exame de dosagem de insulina é feito pelo método de radiomunoensaio com duplo anticorpo. Já nos casos mais típicos de diabetes tipo 1, não há necessidade de fazer a dosagem de insulina, pois a fisiopatologia da doença é bem conhecida.
- Para a coleta deste exame, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas. - O cliente não deve fazer esforço físico antes da coleta. - No dia da realização do exame, o uso de medicações por via oral e/ou de insulina, para o tratamento do diabetes, deve seguir a orientação do médico assistente.
Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.
Alimentos permitidos