Zona limite das placas litosféricas onde não ocorre nem a formação nem a destruição de litosfera. O movimento relativo das duas placas litosféricas faz com que estas deslizem uma em relação à outra. Os limites conservativos localizam-se em falhas transformantes.
Os movimentos das placas tectônicas
Resposta. O Brasil localiza-se na Sul-Americana, e pelo fato dele estar no centro da placa ele não corre o o risco de sofrer terremotos e nem abalos sísmicos, pois os terremotos ocorrem nas bordas das placas.
Placa Sul-Americana
as menores sao: Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.
Placa do Pacífico
Placa Sul-Americana: Essa placa encontra-se sob a América do Sul e estende-se até Dorsal Mesoatlântica. Move-se em direção às placas de Nazca e Pacífico. Faz limite ao sul com a Placa Antártica, a oeste com a Placa de Nazca, ao norte com a Placa Caribenha.
O que ocorre quando duas placas tectônica se chocam?? Se duas placas tectônicas embaixo de um território "terrestre", por assim dizer, se chocam podem causar terremotos. E caso se choquem abaixo do mar, podem causar maremotos e até gerar tsunamis.
Resposta. Se uma localidade estiver sobre duas placas tectônicas, e essas placas deslizarem uma sobre a outra,sim,pode acontecer um terremoto.
Resposta. Ocorrem devido a propagação das ondas de choque entre as placas tectônicas.
Os terremotos são mais comumente causados por processos tectônicos e pelos falhamentos da crosta terrestre. Os terremotos são tremores produzidos ao longo da crosta terrestre que geram a vibração da superfície.
Causas dos terremotos Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.