3a Questão (Ref.: Pontos: 0,1 / 0,1 Quanto a promessa de fato de terceiro é correto afirmar: Nenhuma obrigação haverá para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se obrigado, faltar à prestação.
A estipulação em favor de terceiro é uma exceção ao princípio da relatividade dos efeitos do contrato, eis que os efeitos ultrapassam as pessoas que assinaram o contrato e beneficia um terceiro. ... Nesse caso, são sujeitos do contrato o estipulante (contratante), o estipulado (contratado) e o beneficiário (o terceiro).
A promessa em favor de terceiro é, também, consensual e de forma livre. O terceiro não precisa ser desde logo determinado. Basta que seja determinável, podendo mesmo ser futuro, como a prole eventual.
Resilição
Significado de Estipulação substantivo feminino Ato de estipular; cláusula, convenção, ajuste, contrato.
substantivo feminino Ação ou efeito de extirpar, de arrancar: extirpação de ervas daninhas. [Medicina] Operação pela qual se extrai um órgão, membro ou tumor; ablação. [Figurado] Em que há extinção, eliminação; exterminação: extirpação de preconceitos. Etimologia (origem da palavra extirpação).
Nessa modalidade contratual pode uma das partes reservar-se a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrentes. Feita validamente, a pessoa nomeada adquire os direitos e assume as obrigações do contrato com efeito retroativo. ...
É a pessoa jurídica (empresa) que tem interesse em contratar um seguro coletivo. Quando a proposta de seguro é aceita pela Seguradora, o proponente passa a se chamar Estipulante. É a empresa que propõe a contratação do seguro coletivo e foi aceita. Representa os segurados perante a Seguradora.
· Estipulante: é aquele que estipula que alguém realize uma obrigação em favor de terceiro. · Promitente: é aquele que realiza o contrato com o estipulante se obrigando a realizar algo em favor de um terceiro.
1) Estipulante, ou subestipulante, é aquele que pactua contrato em favor de outrem, isto é, cujos efeitos irão se dirigir para outra pessoa que não ele próprio (art. 436 e seguintes, CC).
No seguro de vida, o sinistro pode ser acionado em caso de morte do contratante, mas também em caso de doença, acidente ou invalidez. O sinistrado no seguro de vida é o próprio segurado. ... No caso de doença, acidente ou invalidez o segurado é quem recebe a indenização.
Desse modo, o sinistro pode ser conceituado como a ocorrência de um evento cuja cobertura estava contratada no seguro. Assim, se uma vítima de morte por acidente tiver uma apólice com essa abrangência, será configurado o sinistro.
No seguro de vida, sinistro pode ser: morte, doença, acidente ou qualquer outra situação que tenha levado o segurado a adoecer, ficar inválido ou morrer – dando o direito a ele ou aos seus beneficiários de receberem a indenização.
IMPORTANTE: Se no documento de seu veículo constar a expressão " RECUPERADO" ou "VEÍCULO RECUPERADO" ou expressão similar a estas, isso significa que o sinistro já foi baixado, não há como retirar esta expressão dos documentos, a qual permanecerá no prontuário e nos documentos por toda a existência do veículo.
Sinistro é o termo do mercado de seguros utilizado para denominar a materialização concreta do risco previsto no contrato de seguro. O veículo sinistrado é aquele que sofreu algum dano estrutural e que pode ser recuperado, haja vista que não se verificou a perda total.
'Sinistro' é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante.
Como comunicar/acionar o sinistro para corretora?
Para abrir o sinistro no portal de terceiro será necessário fazer um cadastro utilizando a placa do veículo segurado ou o número do sinistro (segurado) + a data de ocorrência.
O seguro contra terceiros é também conhecido por Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). Ele garante ao segurado proteção em caso de acidente que causa danos a terceiros. Basicamente, se você bater e danificar o veículo de outra pessoa, basta acionar o seguro. A seguradora pagará o conserto do carro.
Quando ocorre um sinistro, a seguradora deverá indenizar o segurado ou promover o conserto do veículo, se possível. Caso se trate de um sinistro que envolva polícia, a primeira coisa a se fazer é o registro de ocorrência.
O QUE FAZER EM CASO DE SINISTRO?
Ele é necessário quando o BO é registrado não no dia do acidente, mas depois. Junto ao Ato Declaratório, o solicitante do seguro DPVAT também precisa apresentar outro documento comprobatório. Pode ser: ... Em caso de sinistro com o carro, realize o registro e entre em contato com a seguradora.
A recusa só deve acontecer se não houver cobertura para o sinistro, os pagamentos não estiverem em dia ou se o segurado descumprir com alguma cláusula. Caso contrário, busque seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.
Perguntas e respostas: O carro de financeira é equivalente a um carro sinistrado (batido ou recuperado)? Não, mas essa informação consta no documento do carro. Esse tipo de veículo geralmente está avaliado em 30% abaixo do valor da tabela FIPE.
Para consultar as condições do veículo, basta entrar no site do Detran e clicar no banner “Consulta veículos sinistrados”. É preciso ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo.