O sociointeracionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade. Ou seja, trata da dimensão sociocultural do estudante, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
São algumas características do Construtivismo: A) Preocupação com um ambiente alfabetizador; o significado das aprendizagens para o professor que é mediador do processo; o erro como fim, e não como meio de aprendizagem. ... Contextualização do Ensino; ensino tradicional, preocupação com um ambiente alfabetizador.
A abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que todos os alunos entendam as atividades propostas pelo professor (Freire, 1989).
A concepção Crítico-Superadora caracteriza-se como uma concepção propositiva, visto que determina critérios para a sistematização da disciplina de Educação Física no âmbito da escola. Apresenta como referencial teórico a Sociologia, tomando por base o materialismo histórico-dialético de Karl Marx.
Busca levantar questões de poder, interesse e contestação; faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos. Ela pode ser tida como uma reflexão pedagógica e desempenha um papel político-pedagógico, pois encaminha propostas de intervenção e possibilita reflexões sobre a realidade dos homens.
“Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. ... Dentre as ciências que adotam essa abordagem, podemos citar: Administração, Contabilidade, Economia, Sociologia, Antropologia.
A abordagem cultural na Educação Física defende uma Educação Corporal Democrática, a partir da diversidade de conteúdos e promovendo a vivência, a ressignificação, o aprofundamento e a ampliação das práticas corporais e dos discursos embutidos nessas práticas.