Jung dizia que onde há luz, há sombra, e inclusive, quanto maior a luz, maior a sombra. Por isso podemos observar num processo de autoconhecimento, onde começamos a “iluminar”, isto é, perceber aspectos desconhecidos de nós mesmos, que surgem em nós qualidades que consideramos positivas e negativas.
A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se. ... A sombra pode ser gerada de tamanhos variados, o que dependerá da distância e do corpo que está bloqueando a fonte de luz.
O ser humano sempre temeu sua própria sombra, pois nela pressente a presença de tudo que, na verdade, desejaria esquecer ou fingir que nunca existiu. ... Neste sentido, o indivíduo terá invariavelmente a companhia da sombra em sua viagem evolutiva rumo à individuação.
A nossa persona, que é como interagimos com o mundo, ou seja, as máscaras sociais que usamos para interagir com as outras pessoas; E o outro lado que é o lado sombrio da nossa personalidade, o lado obscuro, tudo o que a gente guarda bem lá no fundo e não mostra pra ninguém, às vezes nem pra nós mesmos.
Resposta. 1. obscuridade produzida pela interceptação dos raios luminosos por um corpo opaco.
Existem dois tipos de sombra: a sombra própria e a sombra projetada.
SOMBRA PROJETADA: Ocorre quando um objeto é iluminado e projeta uma sombra sobre um plano ou sobre outro objeto. A sombra e a luz são elementos fundamentais da linguagem visual.
Definindo as sombras: Sombra: é a parte privada de luz. Iluminar um objeto é banhá-lo de luz. Sombra própria: é a que está no próprio objeto e aparece sempre que ele esteja voltado para um ponto de luz: a parte iluminada do objeto faz sombra na parte que ficou atrás.
A luz e a sombra são elementos fundamentais da linguagem visual. Com elas podemos criar no desenho, na pintura e escultura belíssimos efeitos como o de dilatação do espaço, o de profundidade e o de valorização da parte mais iluminada. ... Todo objeto não transparente exposto à luz determina uma sombra.
A Luz e Sombra no desenho ajuda a dar volume, tirar o desenho do papel. Estudá-los é primordial para aprender a fazer bons desenhos, seja em qualquer estilo. No desenho realista, elimina-se os traços, então, a luz e sombra são os responsáveis em deixar o desenho mais realista possível.
Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada. As formas arredondadas terão sombras refletidas do lado oposto ao da fonte de luz.
Resposta. O conceito de luz e sombra ou ate mesmo a técnica em si, consiste em dar ou transmitir a ilustração uma sensação de volume, profundidade e textura á imagem. É ela por sua vez não estar presente somente em desenhos, mas também na fotografia, no cinema e na pintura.
Eclosão e sombreado são técnicas simples e divertido para a elaboração de sombreamento. Uma gama completa de valores é o ingrediente básico para sombreamento. Quando você pode desenhar lotes de valores diferentes, você pode começar a adicionar sombreamento e, portanto, a profundidade, para seus desenhos.
O chiaroscuro (palavra italiana para “luz e sombra” ou, mais literalmente, «claro-escuro») é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, junto ao sfumato. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto.
Mergulhe a ponta da agulha em água destilada para diluir o pigmento preto para um pigmento cinza. Assim, você não precisa trocar de agulha enquanto estiver fazendo seus traços. Desde que você aplique a tinta, incline a agulha de uma forma circular para harmonizar os tons.
Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.
Esmaguei as minas dos lápis dentro do almofariz; Fui misturando muito pouca água e a cola branca até criar uma consistência pastosa....Para isso foi necessário:
A tinta preta permanente mais popular pode ser preparada em casa usando os seguintes materiais:
Misture ½ xícara de álcool com 2 colheres de chá de tinta. Se achar que é necessário acrescente mais tinta para que fique uma cor mais forte. Porém, tenha em mente que dura pouco. Misture a tinta líquida para tecido e o álcool isopropílico, sacuda bem.
Use um papel artístico próprio para aquarela, que é mais grosso e não derrete com a água. Você pode aplicar água no desenho com um pincel ou com um spray e também é possível fazer camadas de lápis de cor e água para intensificar o efeito.
Como fazer