O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância, ou seja, de maior peso em relação ao sentido. Temos que o objeto direto está representado pela expressão “as encomendas”, haja vista que quem entrega, entrega algo. ...
Comentários: O núcleo do objeto direto é o pronome “aquilo” – demonstrativo com valor de substantivo. “- Tolos! Acreditaram em mim! Comentários: O núcleo do objeto indireto é o pronome oblíquo tônico “mim”.
Resposta. Resposta: qual é a resposta gente??
Resposta. Resposta: onde esta o techo ?
Exemplo: Eu vi com meus próprios olhos. O objeto direto pleonástico ocorre quando se tem a intenção de chamar a atenção para o objeto direto que vem antes do verbo, repetindo-o na sequência. Exemplo: O presente, Danilo recebeu-o no dia se seu aniversário.
O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.
A presença de ecos em um texto é dada quando são usadas palavras com final semelhante, por terem mesmo som ou mesma sílaba final, ficando de forma marcada a finalização das palavras e não o que elas dizem.