Isso acontece porque se a molécula possui maior superfície, isso levará a um maior número de interações intermoleculares e, portanto, será necessária uma maior quantidade de energia para desfazê-las. Além disso, quanto maior a quantidade de ramificações, menor será a temperatura de ebulição.
c- Falsa, pois o HBr não apresenta a maior massa molar (1 g/mol do H e 80 g/mol do Br), e sim o HI (1 g/mol do H e 127 g/mol do I). Além disso, a maior massa (para compostos com mesmo tipo de força intermolecular) resulta em maior ponto de ebulição.
Assim, podemos concluir que as moléculas que apresentam ligações de hidrogênio como força de interação possuem pontos de ebulições mais altos que as que possuem dipolo-dipolo e assim por diante. ... A substância F2 apresenta o menor ponto de ebulição, uma vez que suas moléculas são atraídas por dipolo induzido.
Resposta. Pq o HF faz ligação de hidrogênio,já o HCL faz dipolo permanente. Ligação de hidrogênio é mais forte do que dipolo permanente,quando mais forte for a ligação intermolecular mais alto será o ponto de ebulição.
Quanto maior a força intermolecular envolvida, maior o ponto de ebulição de uma substância. As substâncias orgânicas são formadas em sua maioria por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
As forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças interferem na temperatura de ebulição (T.E) e solubilidade das substâncias formadas. Temperatura de ebulição (T.E.): quanto mais intensa for a força intermolecular presente na molécula, maior será sua T.E.
As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias. ... A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas.
Em geral, a relação entre polaridade e solubilidade é a seguinte: soluto polar se dissolve em solvente polar e soluto apolar se dissolve em solvente apolar. A solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura.
A medida que movimentamos o plano de secção para o interior da molécula se aprecia como o centro é hidrófobo enquanto que a superfície tem grande quantidade de aminoácidos polares e com carga eléctrica.
A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.
As interações intermoleculares dependem muito da polaridade das moléculas. Uma molécula é dita polar quando possui dois polos (dipolo): uma região com maior concentração de elétrons, e outra defasada em elétrons.
Ligações de hidrogênio nas moléculas de água Graças à sua polaridade, as moléculas de água se atraem facilmente. ... Essas atrações são um exemplo de ligações de hidrogênio, interações fracas que se formam entre um hidrogênio com uma carga positiva parcial e um átomo mais eletronegativo, tal como oxigênio.
Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.