crossorigin="anonymous">
Você sabia que quando uma pessoa com transtornos mentais sofre maus tratos ou tem seus direitos violados, além de buscar formas imediatas de proteção dessa pessoa, deve-se denunciar ao Ministério Público e aos disque-denúncias, a exemplo do Disque Direitos Humanos – Disque 100.
A família deve ser vista como parte responsável pela saúde de seus membros, necessitando ser ouvida, valorizada e estimulada a participar em todo o processo de cuidar/curar, pois Ela é a principal produtora de saúde.
A família é fundamental para a construção da subjetividade e no processo saúde-doença do indivíduo, o que justifica a busca de variáveis possivelmente relacionadas à instalação e manutenção de ansiedade no contexto familiar.
A melhor maneira de resolver um conflito familiar é tentar a aproximação. Como afirmamos, conflitos podem gerar distanciamento físico e emocional, e é preciso se reconectar, criando uma ligação novamente. Essa aproximação pode ser feita por carta, e-mail ou uma conversa.
COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR A depressão é um transtorno que afeta toda a família. As pessoas deprimidas podem despertar sentimentos de frustração, culpa e até mesmo de raiva nos familiares, os quais podem guardar ressentimento ou ter dificuldade de entender os problemas da pessoa deprimida.
Comunicar a família pode ajudar e muito a superar a depressão, que é considerada o mal do século
Como lidar com familiares com depressão e ansiedade?
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:
A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão
Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades. Diminuição da energia ou fadiga.
Setembro Amarelo: 10 coisas que você pode fazer para ajudar uma pessoa em depressão
Com respeito, buscar entender e buscar ajuda para poder ajudar é o melhor caminho. Não existe uma relação de causa e efeito, como 'tenho uma boa relação, logo, não terei depressão'. Mas uma boa relação de carinho, amor e respeito pode ajudar muito a sair do modo deprimido", garante a especialista.