É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. Fatores que podem alterar: Mudança de temperatra - Quando um material esquenta, em geral, seu volume aumenta. Sendo assim, sua densidade irá diminuir, pois a massa continua a mesma.
Portanto, se aumentarmos a temperatura, as partículas ou moléculas constituintes da substância irão se expandir, aumentando o volume e, consequentemente, diminuindo a densidade.
Densidade. Assim, para que um material flutue na água, não depende somente da massa mas sim da distribuição da massa pelo volume ocupado, isto é, da densidade. Quanto mais distribuída estiver a massa, ou seja, quanto maior for o seu volume, menos denso será o objeto e ele flutuará.
Se o corpo afunda é porque este corpo é mais denso que a água. Então o peso do corpo é maior que o empuxo, isto é, o peso do corpo é maior do que o peso do volume de água que se desloca. Se o corpo fica em equilíbrio no interior do líquido é porque o corpo tem a mesma densidade da água.
Como seu peso é muito maior que o da água deslocada, então ele afunda! Mas os navios não são bolas de ferro. ... Assim, o peso da água deslocada pelo navio será maior do que o peso do próprio navio, ou seja, a força peso do navio fica menor que a força de empuxo, fazendo o navio boiar ou flutuar sobre a água.
Há muitos e muitos anos um italiano chamado Arquimedes descobriu que se o peso do barco for igual a essa pressão, que ele deu o nome de empuxo, o barco não vai afundar: ele se equilibra pela própria força da pressão que recebe da água. ... Isso é o que chamamos de a densidade da água.
“É justamente seu volume que permite isso”, diz o engenheiro naval Cláudio Sampaio, da Universidade de São Paulo (USP). Se o volume for bem razoável, a quantidade de líquido deslocado por ele terá poder suficiente para manter um corpo de peso enorme flutuando.
O professor José Henrique Sanglard, coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que os navios conseguem flutuar graças ao Princípio de Arquimedes, que diz que a sustentação que um corpo tem quando está mergulhado é proporcional ao volume submerso.
Por que o navio flutua? 1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.
Resposta. Por que a densidade da água do mar é maior que a densidade da água da piscina por conta do sal dissolvido nela, dessa forma fica mais fácil flutuar na água do mar pois existem mais partículas em suspensão.
Como a densidade da água do mar é maior que a densidade da água doce, e tanto o volume deslocado pelo corpo quanto a gravidade são constantes, pode-se concluir que o empuxo será maior quando o corpo estiver na água do mar.
"Ela não afunda por causa de uma coisa chamada densidade, que é a relação entre a massa e o volume", contou Cláudio. ... "A Graça tem uma densidade que é menor do que a da água. Todos objetos que tem densidade menor que a da água, boiam", contou.
Resposta. A água do mar é mais densa devido a grande quantidade de sal. E na água doce um peso afunda mais que na água salgada pois a força entre as moléculas é menor.
A água do mar, por conter elevada quantidade de sal, é mais densa que a água que chamamos de doce. Quando misturamos duas substâncias, a de maior densidade sempre fica no fundo – você já deve ter reparado que o óleo sempre bóia na água e que um prego de ferro sempre afunda.
Porque a densidade da salgada é maior. Quando um corpo é imerso em qualquer líquido, este exerce uma força para deslocar o corpo e voltar a sua forma inicial. A força, chamada empuxo, empurra o corpo para cima. ... Quanto maior a densidade, maior o empuxo.
O óleo é menos denso do que a água. Na prática, isso significa que um litro de óleo pesa menos do que um litro de água, então ele fica na superfície.