R$2.
É uma atribuição do Professor Regente em atuação nas Escolas do Programa Ensino Integral: Orientar pais e responsáveis sobre o desenvolvimento escolar dos alunos, incentivando sua participação como únicos responsáveis nesse processo ( ) Verdadeiro. ( ) Falso. Leilokagiglio está aguardando sua ajuda.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ... Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino.
Entendemos que um dos pressupostos fundamentais na construção do projeto político-pedagógico é a participação ativa e consciente da comunidade escolar. Nesse sentido, nos apoiamos em Aguiar (2007, p. 51) que nos diz que “a participação é a integração e o engajamento de todos no processo decisório.
Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola? ... O PPP deve dialogar com os acontecimentos diários da escola e suas informações e propostas devem ajudar os professores e gestores a melhorarem a qualidade do ensino na instituição.
A BNCC também incentiva o respeito à igualdade e a diversidade cultural, o que traz a necessidade de se planejar e rever o currículo e prática segundo a cultura e experiência local de cada escola. O PPP também deve conciliar a missão com a prática pedagógica desenvolvida.
O ato de participar vindo de pais, alunos, funcionários e professores proporciona à escola uma qualidade em seu trabalho educativo, uma vez que, através desta participação, a escola conseguirá atingir seus objetivos.
Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar: elaboração de um livreto ou jornal (com imagens, dialogado) sobre o PPP, sua importância para a escola e a necessidade da participação de todos (pode-se, por exemplo, mobilizar estudantes para a elaboração do mesmo);
Quais informações são essenciais para o projeto?
1 – Utilizar espaços como a reunião de pais e mestres e o conselho escolar para fazer uma primeira discussão sobre o tema ou projeto a ser abordado. 2 – Inserir a atividade nos processos pedagógicos cotidianos da unidade educacional a articulá-la ao Projeto Político Pedagógico da escola.