A importância ecológica dos fungos diz respeito a capacidade de decompôr animais, ou seja, atuam como decompositores de matéria orgânica morta, produzindo matéria inorgânica a qual será utilizada pelos seres produtores.
IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA: Os fungos são degradadores da natureza e sua principal importância está no fato de contribuírem para reciclagem de nutrientes para o ambiente.
Os fungos tem papel fundamental no ciclo ecológico, pois atuam como decompositores da matéria orgânica. Ao atuar neste sentido, favorecem o processo de equilíbrio natural, já que garantem a manutenção dos ciclos de vida que colaboram para a recuperação dos nutrientes investidos nos organismos mortos.
A importância econômica das algas está ligada a produção de alimentos, podendo ser consumida diretamente, ou usada como fertilizante, para a produção de outros alimentos.
Resposta. As algas podem ser utilizadas como alimento, sendo ricas em carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais. Elas também podem ser utilizadas na fabricação de gomas, corantes naturais, pastas e gelatinas. Das algas vermelhas se extrai o ágar, utilizado como espessante e estabilizante.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia.
Importância econômica : em algumas algas há substâncias como alginato e ágar, muito utilizados em indústrias de cosméticos, por isso, há uma relevância a existência de algas. Importância ecológica : as algas do fitoplâncton são as maiores produtoras de gás oxigênio de todo o mundo e são consideradas o pulmão do mundo.
As algas funcionam como a amazónia e para o planeta, se as algas desaparecessem muitas espécies sumária por falta de oxigénio, pois algas produzem oxigénio para o mar sendo assim séria um desastre biológico para o planeta.