Na idade adulta, a cabeça equivale, proporcionalmente, a apenas 10% do corpo. Isso significa que, uma criança que nasceu com 35 cm de perímetro cefálico, aos seis meses terá 44 cm de circunferência da cabeça, o que corresponde a um aumento de 6 cm no primeiro trimestre (dois por mês) e de 3 no segundo (1 por mês).
O ultrassom morfológico do primeiro trimestre deve ser realizado entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Nesse exame, é possível avaliar o risco de síndrome de Down (e outras síndromes) baseado na translucência nucal, que é a medida da nuca do feto.
O melhor período para realizar um ultrassom 3D ou 4D é entre 26 e 30 semanas de gestação. Nesta fase, o bebê começa a chupar o polegar ou fazer movimentos de sucção com a boca.
Esses exames podem custar cerca de R$ 200 a R$ 300,00, e são feitos do mesmo modo que o ultrassom convencional, sem precisar de nenhum preparo especial. No entanto, recomendando-se apenas não utilizar cremes hidratantes na barriga e ingerir bastante líquidos no dia anterior ao exame.
Qual é a diferença do 3D para o 4D? A função 3D do aparelho produz imagens estáticas, porém com melhor qualidade. O ultrassom 4D permite visualizar imagens com movimento, com qualidade um pouco inferior pois a coleta de imagens é feita de forma rápida e contínua.