Na concepção empirista o conhecimento está “fora” do sujeito e é interiorizado através dos sentidos, ativados pela ação física e perceptual. O sujeito da aprendizagem seria “vazio” na sua origem, sendo “preenchido” pelas experiências que tem com o mundo.
Por outro lado, toda afirmação metafísica deve ser rejeitada pelo Empirismo, já que para essas afirmativas, não há experimentação. Desse modo, acredita nas experiências como únicas, as quais determinarão a origem, o valor, e os limites do conhecimento, que jamais será aceito como universal e necessário.
Dicionário - Problema Empírico. Estes são os problemas tratados pelas ciências empíricas nas quais se incluem a física, a química, a biologia etc. Fazem parte destes problemas saber como nasce ou morre uma estrela, como interagem as forças, a origem da vida na Terra, entre outros.
O maior segredo para ser um profissional de sucesso é não parar de buscar conhecimento. É fundamental permanecer nos estudos e aprender coisas novas sempre. Afinal, diversas oportunidades surgem todos os dias e estar apto para aproveitá-las é requisito básico para melhorar a carreira.
A curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem Matthias Gruber, explica que isso acontece porque a curiosidade coloca o cérebro em um estado que lhe permite aprender e reter qualquer tipo de informação, que motiva o aprendizado.
Para responder à dúvida, ações rotineiras como ouvir os pequenos e desenvolver brincadeiras que despertem a curiosidade ajudam nesse processo.
A curiosidade prepara o cérebro para aprender, exercita a mente para o novo, ou entender porque algumas coisas aconteceram no passado, buscando novas respostas e indagações.