crossorigin="anonymous">
Comece a aula sobre proporção escrevendo no quadro a semântica da palavra no campo da arte, ou seja, proporção é um dos padrões da “beleza” clássica, sendo na arte, a capacidade de relacionar duas ou mais medidas diferentes em um mesmo suporte.
Alguns estudiosos afirmam que ela foi utilizada na construção das Pirâmides do Egito, mas a proporção áurea foi usada “oficialmente” pela primeira vez na arquitetura na Grécia Antiga. A Arquitetura Grega é marcada pelos templos de linhas retas, totalmente simétricas. Um dos mais famosos é o Templo de Parthenon.
Também é possível desenhar o retângulo de ouro sobre as galáxias em espiral. No caso das moléculas de DNA, cada molécula mede 34 x 21 ångströms em cada ciclo completo da dupla hélice, e, na sequência de Fibonacci, os números 34 e 21 são sucessivos.
A razão áurea é usada, como padrão de harmonia entre medidas, sejam elas no corpo humano, seja em construções, ou ainda, aparecendo espontaneamente na natureza, mostrando que a matemática é palpável, real e significativa.
O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1...
O número de ouro (ou proporção áurea) é uma descoberta da matemática que foi motivada pela busca de proporções que estão presentes na natureza. Esta curiosidade despertou muitas mentes desde antiguidade. ... Para extrairmos o numero de ouro desta sequência basta obtermos a razão entre dois números consecutivos dela.
Resposta: O número de ouro é o representante matemático da perfeição na natureza. Ele é estudado desde a Antiguidade e muitas construções gregas e obras artísticas apresentam esse número como base. O número de ouro é representado pela letra grega phi e é obtido pela proporção = 1...
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181...
Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…
Sequência de Fibonacci é a sequência numérica proposta pelo matemático Leonardo Pisa, mais conhecido como Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ... Foi a partir de um problema criado por ele que o mesmo detectou a existência de uma regularidade matemática.