Orquideas mudas de orquideas adultas por r$5,00 cada.
Deixe a nova planta bem encaixada no substrato. Se ela não fixar devido à raiz ainda pequena, utilize um cabo pequeno para deixar bem preso ao fundo, utilizando uma corda ou outro item para amarrar a nova planta. Molhe bem, escorra a água e comece a cuidar dela como você cuida das outras Phalaenopsis.
Deve ser cultivada sob luz difusa ou sombra clara, em substrato humoso, leve, bem drenável e irrigado com frequência. Fertilize quinzenalmente na primavera e verão com adubos orgânicos como torta de mamona ou algodão, húmus de minhoca, bokashi, esterco curtido e farinha de ossos, etc.
Aprenda a replantar orquídeas para garantir que fiquem sempre floridas
O Que Fazer Para Recuperar Orquídea Que Está Morrendo?
A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.
Ela pode estar murcha por sentir falta de água – ou o excesso! Muitas vezes, na crença de que as orquídeas não gostam tanto de serem regadas faz com que as pessoas evitem até demais. O ideal é molhar uma vez por semana, mas há momentos em que ela “pede” por mais água, desde que ela não fique acumulada nas raízes.
Elas murcham porque entram em um período de dormência! As hastes com flores demandam energia demais da sua planta. Isso significa que, para suprir toda essa energia, a orquídea faz um esforço tremendo! Quando as flores caem e a haste seca, é como se a planta tirasse um período sabático para se recuperar.
Espere até que as flores murchem. Você só deve podar a orquídea após suas flores morrerem. Idealmente, a espiga ligada à flor também deve mostrar sinais de amarelamento. Normalmente, as flores vão durar cerca de oito semanas antes de morrerem.
A Phalaenopsis costuma perder as folhas mais velhas, que vão murchando até secar e cair. Quando isso acontece, é porque a planta está se preparando para ter novas folhas, que nascerão assim que as velhas se soltarem.
O fato é que a maioria das orquídeas não volta a produzir flores, a partir da haste floral que já encerrou o processo. Este é o caso, por exemplo, das espécies e híbridos do gênero Oncidium. Neste caso, tão logo as flores caiam, a haste pode ser cortada, bem rente à base.
Basta bater no liquidificador uma xícara de arroz com duas de água e a casca limpa de dois ovos. Depois que você bater bem, basta colocar dois dedos dessa água em um pote maior e, dentro, adicione o vaso da sua orquídea. O resultado será que sua planta irá sugar essa água.
Fertilizar as plantas com água do arroz é apenas para reaproveitar a água que seria despejada na pia, apenas lave o arroz normalmente e separe a água, não faça adubo triturando o arroz.
Você vai precisar de: meio copo de arroz cru + 2 Copos de água em temperatura ambiente. Lave bem o arroz com água corrente. Em seguida, o coloque em um recipiente com tampa e acrescente a água. Deixe o arroz tampado por pelo menos 24 horas, para que ocorra a fermentação, garantindo melhores resultados.