O exame de gasometria arterial, em média, custa a partir de R$10,00 e pode chegar a R$60,00, dependendo do laboratório.
Este procedimento pode acarretar riscos ao paciente, sendo descritas na literatura complicações como sangramento, formação de hematomas após punção, trombose arterial, embolia, infecção e formação de pseudo-aneurisma, isquemia e necrose tecidual.
Como realizar o exame A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.
1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.
Diante das referências citadas, somos de parecer que os profissionais de enfermagem (Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem) possuem competência legal para realizar coleta de sangue e demais materiais, citados nesta consulta, para exames laboratoriais.
Punção. Orientar a agulha com o bisel voltado para cima e introduzi-la em ângulo de 20o a 30o com a pele. Insira a agulha de 1 a 2 cm abaixo do ligamento inguinal e medial à artéria femoral. O vaso normalmente é atingido dentro de 2 a 4 cm, mas pode ser mais profundo em pacientes obesos ou edematosos.
O sangue arterial têm alta pressão, pois sai diretamente do ventrículo esquerdo do coração, para fazer a irrigação de todo o corpo. Logo um acidente proveniente de uma punção arterial é muito mais grave do que com uma punção venosa, pois, a perda de sangue seria muito maior.
Veias e artérias são vasos sanguíneos que apresentam algumas diferenças. A primeira delas diz respeito à direção do transporte do sangue. Nas veias, o sangue segue dos tecidos do corpo em direção ao coração; nas artérias, o sangue flui do coração para as diferentes partes do corpo.
Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
A principal função das veias é transportar o sangue, pobre em oxigênio e repleto de resíduos, dos capilares para o coração. Já os vasos que levam o sangue para fora do coração são denominados artérias. Dessa forma, note que os vasos sanguíneos são classificados como: artérias, veias e capilares sanguíneos.
A melhor definição de veia, portanto, é aquela que a apresenta como um vaso sanguíneo cuja função é garantir que o sangue, presente em vários tecidos do corpo, retorne ao coração. As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.
Altas taxas de oxigênio refletem a cor vermelha e altas taxas de CO2 refletem a cor azul, que nas veias menos superficiais, misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo esverdeada.
Para garantir um fluxo unidirecional de sangue, as veias apresentam valvas que impedem o refluxo do sangue. Além disso, para garantir o fluxo sanguíneo adequado, a musculatura esquelética exerce um importante papel.
Embora digam por aí que existem pessoas que têm sangue azul correndo pelas veias, a verdade é que o sangue humano é invariavelmente vermelho. Mas você já percebeu que as pessoas de pele branquinha têm veias de tonalidade azulada?
As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.
Origem da expressão “sangue azul” Anteriormente, na Península Ibérica, a nobreza usava da cor de suas peles para afirmarem sua posição social. Com a cor da pele tão clara que era possível enxergar as veias azuis, a realeza provava que eles eram os verdadeiros descendentes dos visigodos.
Vou tentar ser simples nas explicações sobre as diferentes cores do sangue e de alguns de seus adjetivos. O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).
A cor do sangue parece mais escura porque ele reagiu com o oxigênio, e a maioria da água presente no sangue evaporou, o que faz a pigmentação ficar mais concentrada.
A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.