r$ 4,75
Desta forma, podemos dizer que quanto maior o comprimento do fio, maior também será sua resistência. Por outro lado, quanto maior a área (A) da seção reta do fio, maior será a quantidade de elétrons que passa por ela na unidade de tempo, isto é, maior a intensidade da corrente (mantendo-se constante a ddp).
Como podemos perceber, as telas para cerca mais indicadas são os alambrados e telas galvanizadas revestidas em PVC, pois as mesmas possuem diversos benefícios, são de fácil aplicação e tem um ótimo custo benefício.
Quando você coloca o paquímetro em torno do cobre do cabo, você tem a medida exata do diâmetro deste cabo. Um exemplo para se reparar é que quando você pega um cabo de 2,5mm² de seção, o diâmetro deste cabo não é 2,5mm e sim algo próximo de 1,73mm.
Em geral, a bitola do fio sólido varia entre 1,5 mm² a 10 mm². Como apontamos, uma bitola maior indicará uma maior capacidade de suportar uma elevada corrente elétrica. Porém, a escolha deve ser sempre feita considerando a amperagem da rede.
Uma simples régua pode ser usada neste caso. A idéia consiste em se enrolar num lápis um número conhecido de espiras do fio lado a lado, e medir o comprimento total da bobina obtida, conforme mostra a figura 1.
Os fios esmaltados ou "magnéticos" como também são chamados, são formados por um condutor de cobre recoberto por uma fina película de esmalte que serve de isolante. ... Para usar o fio esmaltado é preciso lembrar que o mesmo possui uma capa de esmalte isolante.