Podemos enxergar na saga do boi o drama dos africanos escravizados no Brasil, entoada por cantadores de origem ou de descendência africana, amalgamando realidade e imaginário. Tais expressões populares apontam o quanto foi conflituosa e complexa a transformação do africano em escravo para ser comprado no Brasil.
Boi da Cara Preta - Bia Bedran - VAGALUME.
Canção de ninar
O Boi da Cara Preta originou-se no Brasil, mais especificamente no estado do Maranhão. É uma cantiga popular cantada pelas mães das crianças que cantam pra elas com o intuito de que as crianças durmam cedo. Essa cantiga é até hoje conhecida por assustar crianças.
Cantigas de ninar, intituladas de cantigas de embalar em Portugal, são canções infantis, de cariz popular, que as pessoas entoam para fazer os bebês ou crianças adormecerem tranquilamente.
As canções de ninar, no Brasil, são conhecidas também como nana-neném, nana ou acalanto. Foram trazidas pelos portugueses, porém adaptadas à cultura indígena e africana, que também contavam com suas próprias melodias para embalar as crianças.
Seres malévolos nas canções de ninar Quem nunca ouviu “Nana neném / que a Cuca vem pegar”? Ser mitológico, a Cuca tem linhagem portuguesa, é a “coca” – ou do espanhol “coco”, o fruto que seria usado pelos gregos como máscaras para assustar as crianças.
2-Nana neném, neném do Cariru (1), pato com marreco, galinha com peru.
O elenco de peso conta com Alessandra Negrini como a Cuca, em uma versão que dá arrepios ao passo que encanta. E sim, ela canta “Nana, neném, que a Cuca vem pegar”. Elogios também a Fábio Lago como o Curupira mais incrível já visto. Dá orgulho ver uma produção 100% brasileira tão bem feita.
Nana Neném - Cantigas Populares - LETRAS.MUS.BR.
Por ficar muito tempo acordada, é usada para amedrontar crianças que não querem dormir cedo, como na cantiga infantil: “Nana nenem que a Cuca vem pegar, papai foi para roça, mamãe foi trabalhar”. A Cuca também existe na Espanha e em Portugal, onde tem o nome de "Coca" e é representada por um dragão.
A iara é uma lenda do folclore brasileiro que fala de uma sereia, isto é, um ser que é parte peixe e parte mulher. A iara é conhecida por ter uma grande beleza, longos cabelos, uma bela voz e grandes riquezas. Na lenda, ela se utiliza desses atributos para seduzir os homens que passam perto de seus domínios.
Personagem folclórico que vive na floresta E são eles: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.
Segundo eles, a perna verdadeira do saci não seria nem a esquerda nem a direita: ficaria no meio, já que um membro de um ou de outro lado não lhe daria equilíbrio para ficar em pé e saltitar. “Essa idéia também faz sentido porque o saci já nasceu com uma perna só, não ficou manco ao longo da vida”, diz Renato Queiroz.