Ele surgiu em 1909, com a publicação do Manifesto futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, em um contexto de tensão política entre as grandes potências que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e de uma evidente evolução tecnocientífica. ...
1- Sobre o Futurismo, estão corretas as seguintes alternativas: I. No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães.
Marinetti justamente citou ” o fascismo nasceu de intervencionismo e futurismo é alimentado princípios de futuristas “. ” para aqueles que têm um sentido de conexões históricas, o ideal de origem do fascismo é encontrado no Futurismo “. O futurismo com sua ideologia agressiva apoiava a guerra e o fascismo da Itália.
1. Neste manifesto, Marinetti propõe que sejam abandonados temas como a imobilidade pensativa, o sono e o êxtase, valorizando-se a agressividade e a velocidade do tempo presente.
Significado de Futurista adjetivo Que faz referência ao futurismo. [Figurado] Que se apresenta de maneira excêntrica; que é diferente ou excêntrico; moderno.
Resposta. O expressionismo é um movimento artístico, surgido na Alemanha, no século XX. Esse movimento procura representar as emoções que objetos e acontecimentos causam no artista e não a realidade de forma objetiva. Alguns dos maiores artistas fizeram parte desse movimento.
Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. O cubismo foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso e do francês Georges Braque.
O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.
O artista cubista deixa de ter o compromisso em atualizar a aparência real das coisas , como acontecia durante o Renascimento. A arte cubista é considerada uma "arte mental", onde cada aspectos das obras deve ser analisado e estudado de modo individual.