Os preços do emplacamento de veículo zero em São Paulo variam de acordo com o tipo de veículo: sendo que para automóvel, caminhão e ônibus, para par de placas com tarjeta, o valor é de R$ 125,53. Para veículos reboque ou semirreboque, para placas com tarjeta, o valor é de R$ 108,10.
A nova placa Mercosul já circula pelo Brasil e passou a ser obrigatória desde o dia 31 de janeiro de 2020. Descubra se você precisa trocar a do seu carro. A nova placa Mercosul no Brasil é obrigatória em alguns casos desde o dia 31 de janeiro.
A escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. ... No caso de veículos já emplacados não é possível solicitar a troca da placa para escolher letras e números específicos.
O que a nova placa traz de diferente Enquanto a placa cinza traz uma combinação de três letras precedendo quatro números, a Mercosul é formada por três letras, um número, outra letra e dois algarismos, nessa ordem. ... Bem mais do que as 175 milhões de possibilidades das atuais placas com fundo cinza.
Como no padrão Mercosul o fundo será sempre branco, somente a borda e as letras irão mudar de cor. A maioria das placas vai apenas migrar a cor que era usada no fundo para as letras. Em veículos de teste a borda e os caracteres serão verdes, enquanto ônibus, caminhões e táxis usarão o vermelho.
Para descobrir como a sua placa ficará, troque o segundo número pela letra da tabela. Uma hipotética placa AAA-0000, por exemplo, irá virar AAA0A00. A única mudança será no segundo dígito numérico, que virará uma letra.
Mas isso é possível baixando no celular o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pelo sistema, basta digitar as letras e números da placa que vai aparecer marca, modelo, ano de fabricação e cidade e estado de origem do veículo.
Confira abaixo as letras e as sequências numéricas por estado:
A placa Mercosul também vai facilitar o controle das infrações de trânsito cometidas no exterior. Além disso, ela dificulta a clonagem de automóveis e o roubo de cargas graças ao QR Code, identificação digital capaz de identificar as características do veículo em tempo real.
Como as novas chapas não possuem as tarjetas nem o lacre, o próprio dono pode emplacar o carro utilizando-se apenas dos parafusos.