A partir de 900 reais com material e mão de obra. De acordo com o padrão exigido pode variar até 3000 Reais de acordo com o cliente e padrão da construção, pois o material e mão de obra especializado varia até 1000%.
Os alvos mais cobiçados são locais com mais de 2.
Frente do terreno: é necessário deixar 5m sem edificação na frente do terreno. Essa medida é contada a partir do término da calçada para dentro do seu terreno. Em algumas cidades esse valor pode ser de 4m mas, qualquer que seja, ele existe.
A testada do imóvel é a largura do terreno (incluindo os muros laterais, se existirem). Se o seu imóvel fica numa esquina, deve-se somar a testada da frente (principal) e a testada lateral (secundária). Confira abaixo exemplos de testada, tanto para esquina quanto para o meio da quadra.
Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.
A área não construída tributada pelo imposto territorial é igual à área total do terreno (1.
O primeiro passo para que se tenha sucesso na escolha do seu lar é ter em mãos a planta do imóvel, pois ela informa a largura e o comprimento de cada cômodo. Depois, é só fazer a multiplicação dos valores para descobrir o metro quadrado de cada cômodo (m² = comprimento x largura).
Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.
De acordo com a norma NBR 1272:2006 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), área construída é “a área total coberta de uma edificação, o que inclui a área de projeção do telhado da edificação”. Porém, é importante saber: cada prefeitura define a sua própria forma de calcular a ocupação do terreno.
Como calcular a área útil de um apartamento? É bem simples, é só utilizar aquela conta que aprendemos na escola M²=COMPRIMENTO X LARGURA. Para facilitar, você pode utilizar planta do seu apartamento, geralmente ela está junto com os documentos dele, como a escritura.
O imóvel deve ser declarado no campo “Bens e Direitos” do programa IRPF 2021, de acordo com o código específico do bem, que consta na escritura do imóvel – 11, 12 ou 13 para apartamentos, casas e terrenos, respectivamente, por exemplo.
Como informo o imóvel na declaração? Para quem já declarou o imóvel no Imposto de Renda do ano passado, o processo de preenchimento da declaração é simples. Basta importar a declaração de 2020 para o programa do IR 2021 que os campos principais da ficha de "Bens e direitos" serão preenchidos automaticamente.
A venda deve ser detalhada no campo “Discriminação”, incluindo o nome e o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do comprador, o valor e a data da operação. Quem vende imóveis precisa apurar se houve ganho de capital (renda obtida com a valorização de um ativo) com a operação.