A poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas.
Para uma boa nutrição, faça adubação orgânica com uso anual de cerca de 25 litros de esterco de curral por planta. No caso de adubação química, a análise do solo mostra as quantidades necessárias de nutrientes.
O segredo para produzir goiaba o ano inteiro, aliando técnicas de adubação e irrigação, está na poda. Os galhos que já deram frutos são cortados e os novos nascem cheios de flores. Desta forma, ele chega a colher 22 toneladas por mês.
O ciclo da goiabeira ? Paluma?, entre a poda até o início da colheita dos frutos, variou de 189 dias (podas em novembro e dezembro) a 203 dias (poda em fevereiro). Independentemente da época de poda, as plantas submetidas à poda longa apresentaram maior emissão de brotos novos e maior número de ramos estabelecidos.
Colheita: de janeiro a abril. Manual, colocando os frutos em caixas de colheita, com dois a três repasses semanais, em estádio de vez de maturação, para a comercialização ao natural ou maduras firmes, quando destinadas à industrialização.
Outono
Quanto à pergunta do "[email protected]" quanto à melhor época para podar, isto varia de cultivar para cultivar, dependendo do ciclo da mesma, sendo o melhor momento para ser realizada a poda de frutificação, em geral, após a colheita dos frutos.
Qual a época se deve podar? As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência.
Segundo o agrônomo essa poda será responsável pela formação da arquitetura da planta. O professor complementa: “Neste momento deve-se fazer a retirada de ramos que se encontram no centro da planta, ou que atravessam toda a copa.
Corte os galhos que estejam cruzando o meio da árvore, de maneira a liberar o centro para garantir que a luz solar penetre e haja uma ótima circulação de ar. Descarte os galhos doentes. Utilize a tesoura de poda sempre que possível e a serra para cortar galhos maiores.
Algumas dicas o ajudarão a fazer com que o seu pé de limão Taiti torne-se frondoso e produtivo. A poda de formação deve acontecer a partir do primeiro ano da limeira ácida. São eliminados os ramos que crescem perto do solo, no porta-enxerto, ou com crescimento lateral fora do comum.
Tratamento pós-poda As substâncias mais utilizadas são: calda bordalesa, parafina, mastique e cera de enxerto. Nunca use substâncias corrosivas como piche, tintas, graxas ou alcatrão, pois destroem o tecido celular da árvore.
Caso haja interesse em executar uma poda, faça-a superficialmente nos ramos mais longos. Não há necessidade de cortá-los quando estiverem com mais de 1 centímetro de diâmetro.
Regas no vaso A regas devem ser frequentes, mas sem deixar a planta encharcada. A frequência indicada é de uma vez ao dia. No inverno, diminua a frequência. Verifique sempre se o vaso está com uma boa drenagem.
O ideal é regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. Diminuindo a quantidade de água no inverno, quando a poda deverá ser feita. E é importante adubar regularmente. Para a planta crescer bem é importante garantir uma boa drenagem e isso se dá fazendo a correta preparação do vaso, que precisa ter furos no fundo.
Misture dois quilos de húmus com um quilo de areia e um quilo de terra vermelha; e despeje no interior do vaso. Faça um buraco no vaso que seja de um tamanho adequado para as raízes da sua mudinha. Transplante a mudinha e molhe bem o solo. Procure regar o novo vaso pelo menos três vezes por semana.
Cubra o solo do limoeiro com terra e estrume ou palha com a altura de 5 a 7 centímetros. Utilize também fertilizantes orgânicos para adubar a terra do limoeiro de modo a garantir a fertilidade desta. Adube sua planta todos os meses, usando produtos ricos em fósforo. Farinha de ossos em pequenas doses é uma ótima opção.
Antes do plantio do limão Taiti, a adubação na cova pode ser feita, utilizando-se o adubo fosfatado. Mais uma vez, é importante esclarecer que a dosagem deverá ser aquela indicada pela análise, juntamente com esterco bem curtido.