Questão 6 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Remover rótulo Texto da questão Quanto aos tipos de Artigos Científicos enumerados por LAKATOS e MARCONI: Escolha uma: Discursivo, argumentativo e prático; Práticos e teóricos; Levantamento de referência bibliográfica, metodologias e argumento prático; Argumento teórico, análise ...
Como recomendação para iniciar a leitura de um texto científico, Marconi e Lakatos (2017) apontam como primeiras etapas Escolha uma: a. leituras crítica e reflexiva b.
Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação (GIL, 2008). ... A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (GIL, 2008, p.
É evidente que, para a validação de qualquer teoria, é necessária a existência de um ou mais experimentos reprodutíveis associados que possam ser realizados por pesquisadores independentes, sendo importante ressaltar que tais experimentos devem estar estruturados sob a ótica científica.
4- Hipótese A hipótese precisa ser testada, ou seja, submetida a experimentos controlados e descritivos que comprovem a sua veracidade. Uma hipótese falsa é descartada e uma hipótese verdadeira pode ser utilizada para comprovar uma nova lei ou estudo.
O conhecimento científico é o único conhecimento válido e confiável porque explica a realidade como ela é. ... Essa crença talvez resida no fato dos próprios fazedores de ciência que disseminam o tão importante rigor de suas pesquisas e dos seus métodos de verificação e de interpretação da realidade.
Entretanto, na história da metodologia da pesquisa científica em ciências humanas, a validade é uma dimensão tida como não resolvida pois que, em si mesma, ela é uma dimensão mais complexa que a fidedignidade, no quadro dos problemas da coletiva, avaliação, mesuração de dados.
Conhecimento científico Esse tipo, por sua vez, deve ser rigorosamente testado e verificado, o que garante a ele maior veracidade. Isso faz com que busquemos a ciência para determinar formas válidas e corretas de pensamento, para que não caiamos no erro com facilidade.
Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Ainda há outros aspectos relevantes, tais como a capacidade e a formação do pesquisador, bem como suas experiências e vivências profissionais, conhecimentos anteriores e a relevância temática, ou seja, até que ponto o trabalho merece ser cientificamente investigado.
A Filosofia é uma área de estudos crítica e analítica, que oferece a oportunidade de entrar em contato com as correntes de pensamento que moldaram o mundo. ... É para isso que serve o estudo da Filosofia, para termos compreensão de quem somos, como agimos e para onde vamos enquanto indivíduos e grupos.
O estudo da filosofia encoraja o pensamento criativo oral e escrito. Devido ao caráter persuasivo do filósofo, você será treinado para criticar argumentos e inventar propostas alternativas.
A Filosofia lida com o conhecimento e com o pensamento de maneira abstrata, crítica e conceitual. A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico.
A faculdade de Filosofia é a escolha ideal para aqueles que gostam de refletir sobre a construção da sociedade, as relações humanas e a evolução do conhecimento. O curso exige muita leitura e pesquisa, pois o currículo é repleto de disciplinas teóricas.
O profissional se debruça sobre questões como ética, estética e política. A partir da especulação e da argumentação, destrincha a natureza das ideologias, dos valores, das ciências e das relações humanas. A principal área de atuação desse profissional é o ensino da Filosofia, tanto no Ensino Médio quanto no Superior.
Lá, um professor de Filosofia com certa experiência ganha aproximadamente R$ 2.
Graduados em Filosofia são requisitados para atuar em grupos interdisciplinares de pesquisa em ciências cognitivas e neurociências, bem como no campo da bioética – que estuda as questões éticas surgidas, principalmente, do avanço das ciências biológicas e médicas.
É possível lecionar em escolas e universidades. O filósofo também pode ser um pesquisador. Voltado para a área acadêmica, ele desenvolve diversos artigos e trabalhos científicos.