Nessa região, o clima era subtropical, o que favoreceu a implantação da monocultura de produtos como arroz, algodão e tabaco. No sul era mais comum o trabalho da lavoura ser realizado por negros escravizados. A produção era voltada basicamente para a exportação, e baseada na grande propriedade.
As colônias do Sul possuíam um clima quente e desenvolveram grandes plantações denominadas plantation, baseadas na monocultura de produtos como tabaco, algodão e arroz, que eram destinados à exportação. O Sul contava com imensa mão de obra escravista.
Esse grupo de colônias desenvolveram economias prósperas baseadas no cultivo de culturas comerciais, como tabaco, índigo (matéria-prima para o anil), e arroz.
Colônias do norte: economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno, mão de obra livre. Colônias do sul: economia baseada no latifúndio, produção para a exportação para a metrópole e monocultura, mão de obra escrava.
"Denomina-se comércio triangular os diferentes tipos de trocas comerciais das Treze Colônias. Funcionava da seguinte forma: As Antilhas mandavam Rum/Melaço para as Colônias do Norte . Estas últimas trocavam o rum por escravos na África . Os escravos iam para trabalhar no cultivo de algodão nas colônias do Sul."