34. Quanto aos exercícios em cadeia cinética aberta e fechada assinale a alternativa correta. (A) Os exercícios em cadeia cinética aberta desenvolvem maior estimulação proprioceptiva que os exercícios em cadeia cinética fechada.
Cadeia aberta, acíclica ou alifática: é uma cadeia aberta que possui duas extremidades ou pontas não possuindo portanto um ciclo ou anel em sua composição. Cadeia cíclica ou fechada: não possui extremidades ou pontas sendo unidas pelos seus átomos formando um ciclo ou um anel.
Cadeia normal é quando só existem carbonos primários e secundários, isto é, possuem apenas duas extremidades. Já a cadeia ramificada possuem mais de duas extremidades e podem ter carbonos terciários ou quaternários.
Uma cadeia carbônica aberta é considerada como sendo ramificada quando ela for heterogênea ou possuir pelo menos um carbono terciário ou quaternário, havendo uma cadeia principal e uma ou mais cadeias secundárias, que são as ramificações.
Saturadas: Quando as ligações entre os carbonos são apenas ligações simples. Exemplos: 3.
Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em três grupos principais, que são: abertas, fechadas e mistas.
A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.
A cadeia principal será a maior que contiver o maior número de grupos funcionais, insaturações e ramificações, nessa ordem....Resumidamente são três requisitos que precisam ser analisados na ordem:
Regras para numeração da cadeia principal Quando a cadeia é ramificada, a contagem deve considerar a maior quantidade de carbonos em sequência, começando pelo carbono que dará a menor numeração para a ramificação. A contagem correta é a de baixo, que coloca a ramificação na menor numeração.
A cadeia principal deve ser numerada sempre de forma que seja dado o menor número possível aos carbonos que estão ligados aos radicais. Além disso, a numeração deve iniciar-se pela extremidade mais próxima dos radicais.