Os verbos sofrem flexão em voz, podendo estar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. Na voz ativa, o sujeito gramatical é o agente da ação expressa pelo verbo. A menina penteou as bonecas. O açougueiro cortou a carne.
O que representa as flexões verbais. As flexões verbais são expressas por meio dos tempos, modo e pessoa da seguinte forma: - O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal. - O modo indica a atitude do falante (dúvida, certeza, impossibilidade, pedido, imposição, etc.)
Dentre todas as classe gramaticais, a que mais se apresenta passível de flexões é a representada pelos verbos. Flexões estas relacionadas a: Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural.
O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
O grau de substantivo, adjetivo ou advérbio, pode ser definido como um atributo da palavra que confere noções de gradação (quantidade, tamanho ou intensidade) ao objeto a que a palavra se refere.
Do verbo flexionar. 1. Dobrar algo ou se dobrar.
Conclusão: GRAU NÃO é flexão, porque não é um processo OBRIGATÓRIO. Rapaz ESTUDIOSÍSSIMO, o substantivo se mantém sem marcação de grau. O aumentativo ou diminutivo também não determina qualquer processo de concordância. A não ser assim, em vez de criancinha linda, teríamos que dizer criancinha lindinha".
Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal. Grau é a propriedade que o substantivo tem de exprimir as variações do tamanho do ser. Exemplo: livro (tamanho normal), livrinho (tamanho diminuído), livrão (tamanho aumentado).
As flexões de grau do substantivo expressam aumento (grau aumentativo) e diminuição (grau diminutivo). O grau aumentativo também pode indicar exagero, depreciação ou afeto, enquanto o grau diminutivo também pode indicar moderação, afetividade ou desdém.
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. ...
Resposta. O substantivo que se difere dos demais é Ratazana. Ratazana significa rato grande, ou seja, está no aumentativo.
O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
anelão
Carta, cartão, cartãozinho... Carta: normal. Cartão: Aumentativo. Cartãozinho: Diminutivo.
substantivo masculino Círculo de matéria dura, a que se prende alguma coisa; elo; argola.
Quaisquer é um caso diferenciado na formação de plural em nossa língua. ... Pois esse é um caso raro em nossa língua, em que a partícula do plural, o “s”, foi levada para o interior da palavra: ♦ Qualquer é singular, quaisquer é plural.
Porque é uma palavra oxítona terminada em L que passa a ser acentuada quando vai para o plural.